Sequência didática avaliativa para o ensino de línguas estrangeiras em contexto híbrido: diálogos e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.36339Palavras-chave:
Sequência didática avaliativa, Línguas estrangeiras, Ensino híbridoResumo
A pandemia causada pela Covid-19 forçou o desenvolvimento de estratégias para ajustes à nova realidade de ensino, seja ela no formato remoto ou híbrido. A avaliação, nesse sentido, tem ganhado destaque nas discussões, uma vez que se tem percebido que instrumentos tradicionalmente usados no ensino presencial, como provas, muitas vezes estão desalinhados com as novas demandas. Portanto, o objetivo deste artigo é propor uma matriz para a construção de sequências didáticas avaliativas (SDA) que poderão ser usadas de acordo com as necessidades de cada contexto, no processo de aprendizagem-avaliação-ensino. Para tanto, primeiramente, uma proposta de SDA é descrita e discutida à luz de diferentes teorias, nomeadamente Avaliação Orientada para a Aprendizagem de Línguas, Gêneros e Interacionismo Sócio-Discursivo, Metodologias Ativas, Letramento Digital e Multiletramentos. Além disso, são traçados diálogos possíveis entre essas teorias a fim de se atingir um processo de aprendizagem-avaliação-ensino coerente e adequado a esta nova realidade que é posta.
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