A didatização do conceito de leitor competente dos PCN-LP no programa Parâmetros em Ação: mobilizando saberes teóricos e experienciais
Palavras-chave:
Didatização de saberes, leitura, formação continuadaResumo
Partindo da concepção de que a didatização analisa o processo de mobilização de saberes em sala de aula (BRONCKART; GIGER, 1998; GAUTHIER, 1998; PERRENOUD, 2000a; 2000b; 2002; TARDIF, 2002), este trabalho objetiva analisar a didatização do conceito de leitor competente dos PCN-Língua Portuguesa para verificar que saberes desses Parâmetros são mobilizados na didatização desse conceito pelos formadores do programa Parâmetros em Ação (1999), nas duas etapas de formação na Paraíba (1ª ”“ preparação dos multiplicadores, em Campina Grande ”“ 2003; 2ª ”“ execução com professores do ensino fundamental, em Queimadas ”“ 2004). Na análise, observamos que os formadores, ao ministrarem o módulo para formar alunos leitores e produtores de textos, utilizaram-se do recurso da referenciação a conceitos dos PCN-LP e de saberes experienciais. A mobilização de saberes teóricos não foi feita textualmente como está nos Parâmetros; já os experienciais foram mobilizados para resolver uma situação de impasse teórico, complementando uma explicação ou substituindo-a. Porém, o conceito de leitor didatizado se resume à concepção de que ler não é apenas decodificar.
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