Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas

Autores

  • Claudia Rodrigues Murta Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Cefores
  • Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1331

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos;, Aprendizagem;, Gameficação

Resumo

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a aprendizagem propiciada pela experiência com jogos eletrônicos e como professores e escolas poderiam aprender com os jogos que apresentam princípios epistêmicos (SHAFFER et al., 2004). E ainda, apresentar a análise, segundo os princípios de Gee (2005; 2008), de nossa experiência em jogar um jogo comercial. Agameficação(DETERDING, 2011) é um processo que se vem disseminando como estratégia de aprendizagem. Esperamos com esta discussão despertar o interesse de professores para o potencial dos jogos eletrônicos na aprendizagem de línguas e demais conteúdos.

Palavras-chave: Jogos eletrônicos.Aprendizagem.Gameficação.

 

Abstract

The aim of this article is to discuss learning afforded by the experience of playing video games and how teachers and schools could learn from games that have epistemic principles (SHAFFER et al., 2004). We also present our experience in a commercial game, according to the principles of Gee (2005; 2008). The gamification (DETERDING, 2011) is a process that has been growing as a learning strategy. We hope that this discussion can draw teacher’s attention to the potential of computer games for language learning and other contents.

Keywords: Video games.Learning.Gamification.

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Biografia do Autor

Claudia Rodrigues Murta, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Cefores

Professora de Língua Portuguesa no Centro de Educação Profissional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, mestre em Linguística e doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.

Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor de língua inglesa, Possui bacharelado em Comunicação Social Jornalismo - pela Universidade Fumec e licenciatura em Letras/Língua Inglesa e suas Literaturas pela UFMG, mestre em Comunicação Social Interações Midiáticas pela PUC-MG e doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2015-04-20

Como Citar

Murta, C. R., & Valadares, M. G. P. de F. (2015). Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 13(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1331

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