A fala egocêntrica utilizada pela criança em atividade escolar de escrita
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8242Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Fala egocêntrica, Pensamento, Leitura, EscritaResumo
Objetivamos pesquisar a fala egocêntrica utilizada por quatro crianças de seis anos ao soletrar em atividades de escrita livre. A função auto organizadora dessa fala está embasada na teoria vigotiskiana que discute a relação pensamento e fala. Numa abordagem quali-quanti de pesquisa, analisamos três sessões individuais com cada criança gravadas em vídeo, anotando a frequência de uso dessa fala e analisando cada processo de escrita. Os resultados mostraram a construção da escrita como um processo mediado pela relação escrita e fala egocêntrica. Duas crianças falaram mais e produziram mais, sendo as demais, uma já alfabetizada e outra pouco produziu. A fala egocêntrica de repetir sons de letras favorece a consciência fonêmica e a busca na memória da palavra a ser escrita. Portanto, as falas desempenham funções importantes em atividades escolares.
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