Saberes docentes para o Outro na atuação do educador-bacharel na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30573

Palavras-chave:

Saberes docentes, Ética da alteridade, Educador-bacharel

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os saberes docentes articulados na atuação do educador-bacharel, na perspectiva da ética da alteridade radical. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como universo 37 educadores-bacharéis que atuam em uma universidade pública do Nordeste brasileiro. Concluiu-se que a constituição do educador-bacharel para a educação superior necessita alinhar-se aos saberes docentes para a relação educador-educando e uma atuação que posicione o educando no cerne do processo educativo, por meio da valorização deste com suas diferenças, necessidades, dificuldades e anseios.

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Biografia do Autor

Conceicão de Maria Pinheiro Barros, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutorado em Educação (2017). Professora Adjunta. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (GEPES). Tem experiência na área de Educação, desenvolve pesquisas científicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e formação docente, Educação Superior, Educação em Secretariado, Responsabilidade Social Universitária e Organizacional, Políticas Públicas para Educação Superior, Assessoria e Gestão Organizacional e Secretarial. E- mail: conceicaompb@ufc.br

Ana Maria Iorio Dias, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutorado em Educação (1998) e pós-Doutorado em Educação (2009). Professora Associada 4 (aposentada). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo e inovação; formação e desenvolvimento profissional docentes; ensino e aprendizagem; oralidade, leitura e escrita. E- mail: ana.iorio@yahoo.com.br

Jacques Therrien, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutorado em Educação (1979) e pós-doutorado (Canadá, 1992 e Espanha, 2007). É Pesquisador Sênior do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa 'Saber e Prática Social do Educador'. Pesquisa, sobretudo, sobre o Saber Docente - temas: pedagogia, formação docente, trabalho docente, epistemologia da prática docente, racionalidade pedagógica, aprendizagem, educação no campo e política educacional. E-mail: jacques@ufc.br

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Publicado

25.09.2020

Como Citar

Pinheiro Barros, C. de M., Iorio Dias, A. M., & Therrien, J. (2020). Saberes docentes para o Outro na atuação do educador-bacharel na educação superior. Linhas Crí­ticas, 26, e30573. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30573