Infância e pandemia

conhecimento nas ondas do rádio em Parintins/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33999

Palavras-chave:

Infância, Pandemia, Educação

Resumo

Este artigo se propôs a investigar os impactos que a pandemia vem causando na educação das crianças da zona rural, no município de Parintins-AM. O arcabouço teórico-metodológico está centrado na perspectiva Histórico-Cultural, especialmente, nos estudos de Lev Vigotski. Analisamos as percepções das crianças que, em tempos de pandemia, contam com as ondas do rádio para aprender. O rádio se apresenta como tecnologia acessível, acompanhada de material impresso, oferecido pela Secretaria de Educação. A falta dos professores e a ausência dos amigos são as principais queixas relatadas pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Maria Schlindwein, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Pós doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Campinas - FE/UNICAMP (2018). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC). E-mail: luciane.schlindwein@ufsc.br

Patrícia dos Santos Trindade, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd-UERJ (2020). Membro do Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas (NUPEIA). E-mail: patriciatrindadeuerj@gmail.com

Gyane Karol Santana Leal, Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2014). Membro do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC). E-mail: gyanekarol26@hotmail.com

Referências

Amarante, M. I. (2013). Guerrilheiras da palavra: as mulheres no rádio em Timor-Leste. Estudos Feministas, 21(3), 1171-1187. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000300022

Amarante, M. I., & Varela, S. I. (2016). Rádio comunitária na tríplice fronteira: participação étnica e de gênero na Rádio Norte FM. Revista Observatório, 2(3), 270-291. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p270

Amazonas Atual. (2020, maio 09). Após duas quedas seguidas, AM tem 1.198 novos casos de Covid-19 e 45 mortes em apenas um dia. Dia a dia. https://amazonasatual.com.br/apos-duas-quedas-seguidas-am-tem-1-198-novos-casos-de-covid-19-e-45-mortes-em-apenas-um-dia

Amazonas. (2020) Decreto Nº 42061 de 16/03/2020 (Dispõe sobre a declaração de situação de emergência na saúde pública do Estado do Amazonas, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV), e institui o Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate ao COVID-19). Governo do Estado do Amazonas. https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391375

Bittencourt, A. R. C. (2001). Memória do Município de Parintins: estudos históricos sobre sua origem e desenvolvimento moral e material. Edições Governo do Estado.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2019). Relatório Brasil no PISA 2018. Versão Preliminar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf

Castelo Branco, A. K. A., & Kalhil, J. D. B. (2015). A educomunicação e suas contribuições na formação de professores de ciências. Revista Tecnologias na Educação, 7(12). http://www.pos.uea.edu.br/data/area/publicacoes/download/15-7.pdf

Cerqua, D. A. (2009). Clarões de fé no médio Amazonas. ProGraf-Gráfica e Editora.

Diniz, C. (2020, abril 13). Há um mês, Amazonas registrava primeiro caso de Covid-19; Número passa de 1,2 mil, com mais de 60 mortes. G1/AM. https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/04/13/ha-um-mes-amazonas-registrava-primeiro-caso-de-covid-19-numero-passa-de-12-mil-com-mais-de-60-mortes.ghtml

Fraxe, T. J. P., Pereira, H. dos S., & Witkoski, A. C. (2007). Cultura Cabocla-Ribeirinha: mitos, lendas e transculturalidade. Annablume.

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). (2020). MonitoraCovid-19. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. https://bigdata-covid19a.icict.fiocruz.br/

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2016). Parintins. Panorama. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/parintins/panorama

Leal, G. K. S. (2014). O ensino de ciências e as relações entre escola e espaços não formais: um estudo com crianças ribeirinhas. [Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Amazonas]. Repositório Institucional UEA. http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2552

Leal, G. K. S. (2019). A criança ribeirinha e sua relação com a ciência nos espaços não formais de Parintins-AM. Gráfica e Editora João XXIII.

Parintins. (2020a). Decreto Nº 014/2020-PGMP (Declara SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em Saúde Pública no Município de Parintins e dispõe sobre medidas de enfrentamento da pandemia provocada pelo Coronavirus (COVID-19), no âmbito do Poder Executivo do Município de Parintins). Prefeitura de Parintins (PGMP). https://parintins.am.gov.br//uploads/102930.pdf

Parintins. (2020b). Decreto Nº015/2020-PGMP (Regulamenta sobre adoção de medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública no Município de Parintins, decorrente da pandemia provocada pelo Coronavírus (COVID-19), previsto na Lei Federal sob o n. º 13. 979/2020). Prefeitura de Parintins. https://files.reporterparintins.com.br/documents/171466.pdf

Parintins. (2020c). Portaria Nº. 232, de 01/10/2020-GAB/SEMED (Define diretrizes para o retorno dos professores e demais profissionais da área pedagógica às escolas da rede municipal de educação e ações pedagógicas a serem desenvolvidas com os alunos de forma não presencial no município de Parintins 2020). Prefeitura Municipal de Parintins.

Pereira, H. dos S. (2007). A dinâmica da paisagem socioambiental das várzeas do Rio Solimões-Amazonas. Em T. J. P. Fraxe, H. dos S. Pereira, & A. C. Witkoski. Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. EDUA.

Reis, A. C. F. (1967). As origens de Parintins. Impressa Oficial do Estado do Amazonas.

Ribeiro, K. N., Leal, G. K. S., & Dutra, R. J. (2019). Transporte escolar e infância do campo: as vivências das crianças ribeirinhas de uma escola no rio Uaicurapá/ Parintins – Amazonas. Em M. I. Machado (Org.). A sociologia e as questões interpostas ao desenvolvimento humano. Atena Editora.

Saunier, T. (2003). Parintins: memórias dos acontecimentos históricos. Editora Valer.

Schlindwein, L. M. (2017). Arte e formação de professores na escola: vivência e registro na perspectiva do desenvolvimento estético. Relatório de pesquisa. Campinas.

Schlindwein, L. M., & Souza, M. L. S. (2019). Observatório de práticas de aprendizagem e ensino e de formação de professores. Relatório de pesquisa. Florianópolis.

Silva, I. de O. e., Silva, A. P. S. da., & Martins, A. A. (2013). Infâncias do Campo. Autêntica Editora.

Smolka, A. L. B. (2002). Estatuto do sujeito, desenvolvimento humano e teorização sobre a criança. Em M. C. Freitas, & K. Kuhlmann Jr. Os intelectuais da história da infância. Cortez.

Soares, M. das G. P. (2017). As vozes da Infância ribeirinha na transformação da prática pedagógica da Educação Infantil. [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5434805

Trindade, P. dos S. (2019). O Cotidiano da Criança Ribeirinha da Comunidade de Bom Socorro do Zé Açu. X Seminário Internacional. As Redes Educativas e as Tecnologias. Rio de Janeiro. http://www.seminarioredes.com.br/xredes/index.php

Vigotski, L. S. (2001). Psicologia Pedagógica. Martins Fontes. (Trabalho original publicado 1926)

Vigotski, L. S. (2003). Psicologia Pedagógica. Artmed. (Trabalho original publicado 1926)

Vigotski, L. S. (2006). Sobre a questão da dinâmica do caráter infantil. Linhas Críticas, 12(23), 279-292. https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3327

Vigotski, L. S. (2018). Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da Pedologia. E-papers.

Wagley, C. (1957). Uma comunidade amazônica: estudo do homem nos trópicos. Editora da Universidade de São Paulo. https://bdor.sibi.ufrj.br/bitstream/doc/62/1/290%20PDF%20-%20OCR%20-%20RED.pdf

Downloads

Publicado

01.12.2020

Como Citar

Schlindwein, L. M., dos Santos Trindade, P., & Santana Leal, G. K. (2020). Infância e pandemia: conhecimento nas ondas do rádio em Parintins/AM. Linhas Crí­ticas, 26, e33999. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33999

Edição

Seção

Dossiê: Tempo de pausa ou de crise?

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.