Infância e pandemia

conhecimento nas ondas do rádio em Parintins/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33999

Palavras-chave:

Infância, Pandemia, Educação

Resumo

Este artigo se propôs a investigar os impactos que a pandemia vem causando na educação das crianças da zona rural, no município de Parintins-AM. O arcabouço teórico-metodológico está centrado na perspectiva Histórico-Cultural, especialmente, nos estudos de Lev Vigotski. Analisamos as percepções das crianças que, em tempos de pandemia, contam com as ondas do rádio para aprender. O rádio se apresenta como tecnologia acessível, acompanhada de material impresso, oferecido pela Secretaria de Educação. A falta dos professores e a ausência dos amigos são as principais queixas relatadas pelos estudantes.

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Biografia do Autor

Luciane Maria Schlindwein, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Pós doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Campinas - FE/UNICAMP (2018). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC). E-mail: luciane.schlindwein@ufsc.br

Patrícia dos Santos Trindade, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd-UERJ (2020). Membro do Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas (NUPEIA). E-mail: patriciatrindadeuerj@gmail.com

Gyane Karol Santana Leal, Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2014). Membro do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC). E-mail: gyanekarol26@hotmail.com

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Publicado

01.12.2020

Como Citar

Schlindwein, L. M., dos Santos Trindade, P., & Santana Leal, G. K. (2020). Infância e pandemia: conhecimento nas ondas do rádio em Parintins/AM. Linhas Crí­ticas, 26, e33999. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33999

Edição

Seção

Dossiê: Tempo de pausa ou de crise?