Habitus profissional e prática docente: pensando a docência com Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202452201

Palavras-chave:

Docência, Habitus profissional, Prática docente

Resumo

Este ensaio visa apresentar elementos teóricos para pensar a docência por meio de uma sociologia relacional, na perspectiva bourdieusiana, compreendendo-a como expressão de um habitus profissional e prática docente. Questiona-se como as noções de Bourdieu contribuem para pensar a docência sob o prisma da sociologia da educação. Parte-se do pressuposto que o habitus profissional docente e a prática docente são conceitos dialéticos à docência. Este texto tece reflexões teórico-críticas que resultam da relação entre a estrutura objetiva e as disposições docentes. Conclui-se que este estudo oferece instrumentos teórico-metodológicos sociopráticos aos estudos da sociologia educacional na docência.

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Biografia do Autor

Aysllan de Sousa Sobrinho, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Educação pela UFMA (2023). Pesquisador na área de Educação com ênfase nas políticas educacionais, principalmente, em avaliações de larga escala, sociologia da educação, metodologia da pesquisa e no campo da Física, com ênfase no Ensino da Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, ensino de ciências e matemática na educação básica. Professor na Rede Municipal de Educação. E-mail: aysllansobrinho@gmail.com

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Publicado

11.12.2024

Como Citar

Sousa Sobrinho, A. de. (2024). Habitus profissional e prática docente: pensando a docência com Bourdieu. Linhas Crí­ticas, 30, e52201. https://doi.org/10.26512/lc30202452201

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