Habitus profesional y práctica docente: pensar la enseñanza con Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc30202452201Palabras clave:
Enseñanza, Habitus professional, Práctica docenteResumen
Este ensaio visa apresentar elementos teóricos para pensar a docência por meio de uma sociologia relacional, na perspectiva bourdieusiana, compreendendo-a como expressão de um habitus profissional e prática docente. Questiona-se como as noções de Bourdieu contribuem para pensar a docência sob o prisma da sociologia da educação. Parte-se do pressuposto que o habitus profissional docente e a prática docente são conceitos dialéticos à docência. Este texto tece reflexões teórico-críticas que resultam da relação entre a estrutura objetiva e as disposições docentes. Conclui-se que este estudo oferece instrumentos teórico-metodológicos sociopráticos aos estudos da sociologia educacional na docência.
Descargas
Citas
Bourdieu, P. (1989). O poder Simbólico (4a ed., F. Tomaz Trad.). Bertand Brasil.
Bourdieu, P. (1996). Razões práticas: sobre a teoria da ação (9a ed., M. Corrêa Trad.). Papirus. (Trabalho original publicado em 1994).
Bourdieu, P. (2002). Esboço de uma Teoria da Prática, Precedido de Três Estudos de Etnologia Cabila ( 1a ed., M. S. Pereira Trad.). Celta.
Bourdieu, P. (2007a). A Distinção: crítica social do julgamento (1a ed., D. Kern & G. J. F. Teixeira Trad.). Zouk. (Trabalho original publicado em 1979).
Bourdieu, P. (2007b). Os três estados do capital cultural. Em M. A. Nogueira, & A. Catani (orgs.). Escritos de Educação (pp. 73-79). Vozes.
Bourdieu, P. (2007c). O capital social – notas provisórias. Em M. A. Nogueira, & A. Catani (orgs.). Escritos de Educação (pp. 65-71). Vozes.
Bourdieu, P. (2007d). A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. Em M. A. Nogueira, & A. Catani (orgs.). Escritos de Educação (pp. 39-64). Vozes.
Bourdieu, P. (2008). A miséria do mundo (7a ed., A. Accardo et al., Trad.). Vozes. (Trabalho original publicado em 1993).
Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1992). A reprodução: elementos para a teoria do sistema de ensino (3a ed., R. Bairão Trad.). Francisco Alves. (Trabalho original publicado em 1970)
Bourdieu, P., Chamboredon, J.-C & Passeron, J.-C. (2010). Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia (7a ed., G. J. F. Teixeira Trad.). Vozes. (Trabalho original publicado em 1968)
Brasil. (1996). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
Caldeira, A. M. S. (2010). Prática pedagógica. Em Dicionário de verbetes, Gestrado-UFMG. https://gestrado.net.br/verbetes/pratica-pedag-gica/
Cigales, M., & Fonseca, L. (2022). Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológica. Ciências Sociais Unisinos, 58(2), 97–109. https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.2.03
Ferreira, L. S. (2010). Trabalho pedagógico. Em Dicionário de verbetes, Gestrado-UFMG. https://gestrado.net.br/verbetes/trabalho-pedag-gico/
Ferro, J. I., Pinheiro, R. A., Silva, L. P. d., & Tavares, A. M. B. d. N. (2020). A ação docente na EJA: um saber fazer orquestrado pelo habitus profissional. Debates em Educação, 12(28), 383. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p383-403
Franco, M. A. do R. S. (2016). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(247), 534–551. https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353
Freitas, L. L. de, & Mariano, A. L. L. S. (2022). O desenvolvimento profissional docente em diálogo com as concepções teóricas de pierre bourdieu: a constituição do habitus profissional no ensino de história. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 14(29), 25–42. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.504
Gimeno Sacristán, J. (2000). O currículo: uma reflexão sobre a prática. Artmed.
Knoblauch, A., Mondardo, G. C., & Capponi, L. A. M. (2017). Algumas considerações sobre formação de professores e o habitus docente. Revista Diálogo Educacional, 17(54). https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ao03
Locatelli, A. S., & Vieira, L. M. F. (2022). Docência como profissão: reflexões acerca de aspectos subjetivos que a constituem. Educação, 47(1), e39. https://doi.org/10.5902/1984644448580
Nogueira, M. A., & Nogueira, C. M. M. (2009). Bourdieu e a Educação. Autêntica.
Nóvoa, A. (1989). Profissão: Professor. Reflexões Históricas e Sociológicas. Análise Psicológica, 7, 435-456. http://hdl.handle.net/10400.12/5229
Oliveira, D. A. (2010). Trabalho docente. Em Dicionário de verbetes, Gestrado-UFMG. https://gestrado.net.br/verbetes/trabalho-docente/
Oliveira, M. (2019). P-C La trajectoire d’un jeune Haitien au Brésil: habitus immigrant, distinction et capital. L’Ordinaire des Amériques, v. 226, p. 1-15. https://doi.org/10.4000/orda.4556
Oliveira, W. L. de, & Silva, M. da. (2023). Estruturantes do habitus professoral de professores bacharéis do instituto federal de minas gerais (IFMG): o capital profissional. Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6378
Perrenoud, P. (1993). Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Dom quixote.
Perrenoud, P., Paquay, L., Altet, M., & Charlier, É. (Orgs.). (2001). Formando professores profissionais: quais estratégias? quais competências? Artmed.
Sarti, F. M. (2020). Dimensão socioprofissional da formação docente: aportes teóricos e proposições. Cadernos de Pesquisa, 50(175), 294–315. https://doi.org/10.1590/198053146796
Silva, M. S., Nakanichi, C., Barros, A. J., Jr., de, Freire, J. Jr., Ribeiro, D. I., Bussolotti, J. M., & Ambrosetti, N. B. (2021). Desenvolvimento profissional docente: perspectivas de construção de saberes. Revista Humanidades & Inovação. v. 8, n. 56, pp. 104-115. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3686
Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. Vozes.
Tardif, M., & Lessard, C. (2009). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Vozes.
Tardif, M., Borges, C., & Trenblay-Gagnon, D. (2021). Enseigner aujourd’hui. Du choix de la carrière aux premières années dans le métier. Les Presses de l’Université de Montréal.
Tardif, M., Lessard, C., & Lahaye, L. (1991). Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. Rio de Janeiro, n. 4.
Veiga, I. P. A. (1992). A Prática pedagógica do professor de Didática. Papirus.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Aysllan de Sousa Sobrinho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.