Percepções de bolsistas ProUni acerca do pertencimento ao ensino superior privado

Autores

  • Ruy de Deus e Mello Neto Universidade de São Paulo
  • Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4391

Palavras-chave:

Educação superior, ProUni, Pertencimento, Habitus

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a construção da identidade social dos estudantes bolsistas integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni) em relação ao seu pertencimento à educação superior e à faculdade privada, tomando por base a ideia de “ruptura” em sua identidade social a partir do contato com uma nova fronteira social. Para tanto, realizamos análise de entrevistas semiestruturadas com bolsistas integrais ProUni no Estado de Pernambuco, mediada pelas teorias do capital cultural e do habitus, de fronteira simbólica e de configuração estabelecidos-outsiders. Esperamos contribuir para um melhor entendimento do impacto causado pela possibilidade de cursar a educação superior na construção da identidade destes estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruy de Deus e Mello Neto, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Educação. Realizou estágio de pesquisa na Harvard Graduate School of Education (Cambridge, MA/EUA).

Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente no período 2006-2009, atualmente é professor titular na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e professor no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) ”“ USP. 

Referências

ALMEIDA, Ana Maria; PEROSA, Graziela; ROCHA, Maria Silvia; TOMIZAKI, Kimi Aparecida. Experiências educativas e construção de fronteiras sociais. Revista Luso-Brasileira Sociologia da Educação, Rio de janeiro, v.1, pp. 10-39, 2010.

ALMEIDA, Wilson Mesquita. Ampliação do Acesso ao Ensino Superior Privado Lucrativo Brasileiro: um estudo sociológico com bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo. 294 f. Tese (Doutorado em Sociologia) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2012.

ALON, Sigal; TIENDA, Marta. Diversity, Opportunity, and the Shifting Meritocracy in Higher Education. American Sociological Review, Thousand Oaks, v.72, n. 4, pp. 487-511, 2007.

ARIES, Elizabeth; SEIDER, Maynard. The Interactive Relationship Between Class Identity and the College Experience: The Case of Lower Income Students. Qualitative Sociology. v. 28, n. 4, pp. 419-443, 2005.

AYALON, Hanna; GRODSKY, Eric; GAMORAN, Adam; YOGEV, Abraham. Diversification and inequality in higher education: A comparison of Israel and the United States. Sociology of Education, New York, v. 81, n. 3, pp. 211-241, 2008.

BERGERSON, Amy. Exploring the impact of social class on adjustment to college: Anna’s story. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 20, n. 1, pp. 99-119, 2007.

BERNARD, Russell. Research methods in anthropology: qualitative and quantitative approaches. Lanham: Altamira Press, e. 4, 2006.

BOURDIEU, Pierre. Condição de Classe e posição de classe. In: MICELI, Sergio (Org.), A economia das trocas simbólicas, pp. 99-181. São Paulo: Perspectiva, 1974.

BOURDIEU, Pierre. Les trois états du capital culturel. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 30, pp. 3-6, 1979.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difusão Editorial, 1989.

BOURDIEU, Pierre. A miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 7 ed., 2008.

BOURDIEU, Pierre. A Escola Conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio Mendes. (Org.) Escritos de Educação. pp.39-64. Petrópolis: Vozes, 1998a..

BOURDIEU, Pierre. Futuro de classe e causalidade do provável. In: NOGUEIRA, M.A.; CATANI, A. (Org.) Escritos de Educação. pp.81-126. Petrópolis: Vozes, 1998b..

BOURDIEU, Pierre.Esboço de uma teoria da prática. Precedido de três estudos de etnologia Kabila. Oeiras: Celta, 2002.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: critica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

CARVALHO, Cristina. O PROUNI no governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao ensino superior. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, pp. 633-1074, 2006.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CATANI, Afrânio; GILIOLI, Renato. O ProUni na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização. Linhas Críticas, Brasília, v. 11, n. 20, pp. 55-68, 2005.

DRAGAN, Irina-Maria; ISAIC-MANIU, Alexandru. Snowball Sampling Completion. Journal of Studies in Social Sciences, Sydney, v. 5, n. 2, pp. 160-177, 2013.

DUBAR, Claude. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. Educ. Soc., Campinas, v. 19, n. 62, pp. 1-9, Abr. 1998.

DUBAR, Claude. Entre crise global e crises ordinárias: a crise das identidades. PLURAL, São Paulo, v.18.1, pp.175-184, 2011.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

FRANCIS, Andrew; TANNURI-PIANTO, Maria. The Redistributive Equity of Affirmative Action: Exploring the Role of Race, Socioeconomic Status, and Gender in College Admissions. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 31, pp. 45-55, 2012.

GOLDRICK-RAB, Sara. Following Their Every Move: An Investigation of Social-Class Differences in College Pathways. Sociology of Education, New York, v. 79, n. 1, pp.61-79, 2006.

GOODMAN, Leo. Snowball Sampling. Annals of Mathematical Statistics, Beachwood, v. 32, pp. 148”“170, 1961.

GROSS, Neil; CHENG, Catherine. Explaining professors’ politics: Is it a matter of self-selection?. In STULBERG, Lisa; WEINBERG, Sharon. (org.), Diversity in American higher education: Toward a more comprehensive approach, pp. 178-194. New York: Routledge, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

INEP.SUPERIOR. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Microdados do Censo Escolar da Educação Superior 2012. Brasília: MEC/INEP, 2013.

LACLAU, Ernesto. Universalism, Particularism, and the Question of Identity. October, V. 61, The Identity in Question, pp. 83-90, Summer, 1992.

LAMONT, Michèle; FOURNIER, Marcel. Cultivating Differences: Symbolic Boundaries and the Making of Inequality. University of Chicago Press: Chicago, 1992.

LAMONT, Michèle; SILVA, Graziella. Complementary rather than contradictory: diversity and excellence in peer review and admissions in American higher education. 21st Century Society, v. 4, n. 1, pp. 1-15, 2009.

LAMONT, Michèle; LAREAU; Annette. Cultural Capital: Allusions, Gaps and Glissandos in Recent Theoretical Developments. Sociological Theory, Washington, v. 6, n.2, pp. 153-68, 1988.

LAMONT, Michèle; MOLNÁR, Virág. The Study of Boundaries Across the Social Sciences. Annual Review of Sociology. V. 28, pp. 167-195, 2002.

LAREAU, Annette. Social class differences in family-school relationships. The importance of cultural capital. Sociology of Education, New York, v. 60, pp. 73-85, 1987.

LEHMANN, Wolfgang. “I just didn’t feel like I fit in”: The role of habitus in university dropout decisions. Canadian Journal of Higher Education. v. 37, n. 2, pp. 89-110, 2007.

LOPES, Claudia; RODRIGUES, Laura; SICHIERI, Rosely. The lack of selection bias in a snowball sampled case-control study on drug abuse. International Journal of Epidemiology, Oxford, v. 25, n.6, pp. 1267-1270, 1996.

MCCOWAN, Tristan. Expansion without equity: An analysis of current policy on access to higher education in Brazil. Higher Education, London, v. 53, pp. 579-598, 2007.

MELLO NETO, Ruy de Deus e. PROUNI: Dimensão nacional e perfil dos estudantes em Pernambuco. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

MELLO NETO, Ruy de Deus e. Entre melhores e piores: caso dos bolsistas do ProUni em Pernambuco. In SIMÕES, José Luís (org.). Pesquisas em teoria e história da educação. v.2, Recife: Ed. Universitária, 2014.

MODOOD, Tariq. Capitals, Ethnic Identity and Educational Qualifications. Cultural Trends, v. 13, n. 50, pp. 25-45, pp. 87-105, 2004.

MOON, Dawne. Who Am I and Who Are We? Conflicting Narratives of Collective Selfhood in Stigmatized Groups. American Journal of Sociology. v. 117, n. 5, pp. 1336-1379, 2012.

OLIVEN, Arabela. Inclusion Policies in the Brazilian System of Higher Education: the public and the private sector. Journal of US-China Public Administration, Mei-Zhong Gonggong Guanli, v. 9, pp. 1302-1310, 2012.

OSTROVE, Joan. Belonging and wanting: Meanings of social class background for women’s constructions of their college experiences. Journal of Social Issues,Hoboken, v. 59, n.4, pp. 771-784, 2003.

OSTROVE, Joan; LONG, Susan. Social class and belonging: Implications for college adjustment. Review of Higher Education, Baltimore, v. 30, n. 4, pp. 363-389, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Os processos de globalização. In______ (org.). Globalização: fatalidade ou utopia? Porto: Edições Afrontamento, pp. 11-99. 2001.

SISPROUNI. Sistema Informatizado do PROUNI. Bolsas disponibilizadas por ano. Disponível em: <http://prouniportal.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/Representacoes_graficas/bolsas_ofertadas_ano.pdf> Acesso em: 22 jan. 2014.

SMALL, Mario Luis; HARDING, David; LAMONT, Michèle. Reconsidering Culture and Poverty. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, v. 629, pp. 6-27, 2010.

SCHWARTZMAN, Luisa; SILVA, Graziella. Unexpected Narratives from Multicultural Policies: Translations of Affirmative Action in Brazil. Latin American and Caribbean Ethnic Studies, San Diego, v. 7, n.1, pp. 31-48, 2012.

TAVOLARO, Lília. Affirmative Action in Contemporary Brazil: Two Institutional Discourses on Race. International Journal of Politics, Culture and Society, New York, v. 19, pp. 145-160, 2008.

TRAVERS, Jeffrey; MILGRAM, Stanley. An Experimental Study of the Small World Problem. Sociometry, Washington, v.32, n.4, pp. 425-443, 1969.

WARIKOO, Natasha; CARTER, Prudence. Cultural Explanations for Racial and Ethnic Stratification in Academic Achievement: A Call for a New and Improved Theory. Review of Educational Research, New York, v. 79, n. 1, pp. 266-394, 2009.

ZIMDARS, Anna. Fairness and undergraduate admission: A qualitative exploration of admissions choices at the University of Oxford. Oxford Review of Education, Oxford, v. 38, n. 3, pp. 207-323, 2010.

Downloads

Publicado

23.12.2014

Como Citar

Mello Neto, R. de D. e, Medeiros, H. A. V., & Catani, A. M. (2014). Percepções de bolsistas ProUni acerca do pertencimento ao ensino superior privado. Linhas Crí­ticas, 20(43), 583–603. https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4391

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.