Percepções de bolsistas ProUni acerca do pertencimento ao ensino superior privado
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4391Palavras-chave:
Educação superior, ProUni, Pertencimento, HabitusResumo
O objetivo deste artigo é discutir a construção da identidade social dos estudantes bolsistas integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni) em relação ao seu pertencimento à educação superior e à faculdade privada, tomando por base a ideia de “ruptura” em sua identidade social a partir do contato com uma nova fronteira social. Para tanto, realizamos análise de entrevistas semiestruturadas com bolsistas integrais ProUni no Estado de Pernambuco, mediada pelas teorias do capital cultural e do habitus, de fronteira simbólica e de configuração estabelecidos-outsiders. Esperamos contribuir para um melhor entendimento do impacto causado pela possibilidade de cursar a educação superior na construção da identidade destes estudantes.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Maria; PEROSA, Graziela; ROCHA, Maria Silvia; TOMIZAKI, Kimi Aparecida. Experiências educativas e construção de fronteiras sociais. Revista Luso-Brasileira Sociologia da Educação, Rio de janeiro, v.1, pp. 10-39, 2010.
ALMEIDA, Wilson Mesquita. Ampliação do Acesso ao Ensino Superior Privado Lucrativo Brasileiro: um estudo sociológico com bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo. 294 f. Tese (Doutorado em Sociologia) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2012.
ALON, Sigal; TIENDA, Marta. Diversity, Opportunity, and the Shifting Meritocracy in Higher Education. American Sociological Review, Thousand Oaks, v.72, n. 4, pp. 487-511, 2007.
ARIES, Elizabeth; SEIDER, Maynard. The Interactive Relationship Between Class Identity and the College Experience: The Case of Lower Income Students. Qualitative Sociology. v. 28, n. 4, pp. 419-443, 2005.
AYALON, Hanna; GRODSKY, Eric; GAMORAN, Adam; YOGEV, Abraham. Diversification and inequality in higher education: A comparison of Israel and the United States. Sociology of Education, New York, v. 81, n. 3, pp. 211-241, 2008.
BERGERSON, Amy. Exploring the impact of social class on adjustment to college: Anna’s story. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 20, n. 1, pp. 99-119, 2007.
BERNARD, Russell. Research methods in anthropology: qualitative and quantitative approaches. Lanham: Altamira Press, e. 4, 2006.
BOURDIEU, Pierre. Condição de Classe e posição de classe. In: MICELI, Sergio (Org.), A economia das trocas simbólicas, pp. 99-181. São Paulo: Perspectiva, 1974.
BOURDIEU, Pierre. Les trois états du capital culturel. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 30, pp. 3-6, 1979.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difusão Editorial, 1989.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 7 ed., 2008.
BOURDIEU, Pierre. A Escola Conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio Mendes. (Org.) Escritos de Educação. pp.39-64. Petrópolis: Vozes, 1998a..
BOURDIEU, Pierre. Futuro de classe e causalidade do provável. In: NOGUEIRA, M.A.; CATANI, A. (Org.) Escritos de Educação. pp.81-126. Petrópolis: Vozes, 1998b..
BOURDIEU, Pierre.Esboço de uma teoria da prática. Precedido de três estudos de etnologia Kabila. Oeiras: Celta, 2002.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: critica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
CARVALHO, Cristina. O PROUNI no governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao ensino superior. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, pp. 633-1074, 2006.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CATANI, Afrânio; GILIOLI, Renato. O ProUni na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização. Linhas Críticas, Brasília, v. 11, n. 20, pp. 55-68, 2005.
DRAGAN, Irina-Maria; ISAIC-MANIU, Alexandru. Snowball Sampling Completion. Journal of Studies in Social Sciences, Sydney, v. 5, n. 2, pp. 160-177, 2013.
DUBAR, Claude. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. Educ. Soc., Campinas, v. 19, n. 62, pp. 1-9, Abr. 1998.
DUBAR, Claude. Entre crise global e crises ordinárias: a crise das identidades. PLURAL, São Paulo, v.18.1, pp.175-184, 2011.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
FRANCIS, Andrew; TANNURI-PIANTO, Maria. The Redistributive Equity of Affirmative Action: Exploring the Role of Race, Socioeconomic Status, and Gender in College Admissions. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 31, pp. 45-55, 2012.
GOLDRICK-RAB, Sara. Following Their Every Move: An Investigation of Social-Class Differences in College Pathways. Sociology of Education, New York, v. 79, n. 1, pp.61-79, 2006.
GOODMAN, Leo. Snowball Sampling. Annals of Mathematical Statistics, Beachwood, v. 32, pp. 148”“170, 1961.
GROSS, Neil; CHENG, Catherine. Explaining professors’ politics: Is it a matter of self-selection?. In STULBERG, Lisa; WEINBERG, Sharon. (org.), Diversity in American higher education: Toward a more comprehensive approach, pp. 178-194. New York: Routledge, 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
INEP.SUPERIOR. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Microdados do Censo Escolar da Educação Superior 2012. Brasília: MEC/INEP, 2013.
LACLAU, Ernesto. Universalism, Particularism, and the Question of Identity. October, V. 61, The Identity in Question, pp. 83-90, Summer, 1992.
LAMONT, Michèle; FOURNIER, Marcel. Cultivating Differences: Symbolic Boundaries and the Making of Inequality. University of Chicago Press: Chicago, 1992.
LAMONT, Michèle; SILVA, Graziella. Complementary rather than contradictory: diversity and excellence in peer review and admissions in American higher education. 21st Century Society, v. 4, n. 1, pp. 1-15, 2009.
LAMONT, Michèle; LAREAU; Annette. Cultural Capital: Allusions, Gaps and Glissandos in Recent Theoretical Developments. Sociological Theory, Washington, v. 6, n.2, pp. 153-68, 1988.
LAMONT, Michèle; MOLNÁR, Virág. The Study of Boundaries Across the Social Sciences. Annual Review of Sociology. V. 28, pp. 167-195, 2002.
LAREAU, Annette. Social class differences in family-school relationships. The importance of cultural capital. Sociology of Education, New York, v. 60, pp. 73-85, 1987.
LEHMANN, Wolfgang. “I just didn’t feel like I fit in”: The role of habitus in university dropout decisions. Canadian Journal of Higher Education. v. 37, n. 2, pp. 89-110, 2007.
LOPES, Claudia; RODRIGUES, Laura; SICHIERI, Rosely. The lack of selection bias in a snowball sampled case-control study on drug abuse. International Journal of Epidemiology, Oxford, v. 25, n.6, pp. 1267-1270, 1996.
MCCOWAN, Tristan. Expansion without equity: An analysis of current policy on access to higher education in Brazil. Higher Education, London, v. 53, pp. 579-598, 2007.
MELLO NETO, Ruy de Deus e. PROUNI: Dimensão nacional e perfil dos estudantes em Pernambuco. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2011.
MELLO NETO, Ruy de Deus e. Entre melhores e piores: caso dos bolsistas do ProUni em Pernambuco. In SIMÕES, José Luís (org.). Pesquisas em teoria e história da educação. v.2, Recife: Ed. Universitária, 2014.
MODOOD, Tariq. Capitals, Ethnic Identity and Educational Qualifications. Cultural Trends, v. 13, n. 50, pp. 25-45, pp. 87-105, 2004.
MOON, Dawne. Who Am I and Who Are We? Conflicting Narratives of Collective Selfhood in Stigmatized Groups. American Journal of Sociology. v. 117, n. 5, pp. 1336-1379, 2012.
OLIVEN, Arabela. Inclusion Policies in the Brazilian System of Higher Education: the public and the private sector. Journal of US-China Public Administration, Mei-Zhong Gonggong Guanli, v. 9, pp. 1302-1310, 2012.
OSTROVE, Joan. Belonging and wanting: Meanings of social class background for women’s constructions of their college experiences. Journal of Social Issues,Hoboken, v. 59, n.4, pp. 771-784, 2003.
OSTROVE, Joan; LONG, Susan. Social class and belonging: Implications for college adjustment. Review of Higher Education, Baltimore, v. 30, n. 4, pp. 363-389, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Os processos de globalização. In______ (org.). Globalização: fatalidade ou utopia? Porto: Edições Afrontamento, pp. 11-99. 2001.
SISPROUNI. Sistema Informatizado do PROUNI. Bolsas disponibilizadas por ano. Disponível em: <http://prouniportal.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/Representacoes_graficas/bolsas_ofertadas_ano.pdf> Acesso em: 22 jan. 2014.
SMALL, Mario Luis; HARDING, David; LAMONT, Michèle. Reconsidering Culture and Poverty. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, v. 629, pp. 6-27, 2010.
SCHWARTZMAN, Luisa; SILVA, Graziella. Unexpected Narratives from Multicultural Policies: Translations of Affirmative Action in Brazil. Latin American and Caribbean Ethnic Studies, San Diego, v. 7, n.1, pp. 31-48, 2012.
TAVOLARO, Lília. Affirmative Action in Contemporary Brazil: Two Institutional Discourses on Race. International Journal of Politics, Culture and Society, New York, v. 19, pp. 145-160, 2008.
TRAVERS, Jeffrey; MILGRAM, Stanley. An Experimental Study of the Small World Problem. Sociometry, Washington, v.32, n.4, pp. 425-443, 1969.
WARIKOO, Natasha; CARTER, Prudence. Cultural Explanations for Racial and Ethnic Stratification in Academic Achievement: A Call for a New and Improved Theory. Review of Educational Research, New York, v. 79, n. 1, pp. 266-394, 2009.
ZIMDARS, Anna. Fairness and undergraduate admission: A qualitative exploration of admissions choices at the University of Oxford. Oxford Review of Education, Oxford, v. 38, n. 3, pp. 207-323, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.