Redução da carga horária de Artes, Filosofia e Sociologia: Paraná, 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243033

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Artes, Filosofia e Sociologia, Redução de carga horária

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa empírica com 31 professores de Artes, Filosofia e Sociologia do Estado do Paraná. Objetivou-se analisar os impactos da redução da carga horária dessas disciplinas, sobre a aprendizagem dos alunos, a apenas uma aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Evidenciou-se um possível aumento de diferenças no processo educacional em relação às classes sociais menos favorecidas; além disso, há grande defasagem na aprendizagem dos alunos diante da situação da redução da carga horária dessas disciplinas, as quais contribuem para a formação intelectual e cidadã das futuras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Antonio Gabriel, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Professor da Rede Estadual de Filosofia no Estado do Paraná da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus Jacarezinho. Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPE). E-mail: fabioantoniogabriel@gmail.com

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPE). E-mail: anabaccon@uepg.br

Ana Cássia Gabriel, Secretaria de Educação do Paraná, Joaquim Távora, PR, Brasil

Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (2014). Professora virtual da UNEAC Cursos e da Rede Estadual do Paraná. Grupo de Pesquisas sobre Direitos Humanos em perspectiva. E-mail: anacgabriel.ag@gmail.com

Referências

Adrião, T., & Peroni, V. (2018). A formação das novas gerações como campo para os negócios. Em M. A. Aguiar, & L. F. Dourado (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014: 2024: avaliação e perspectivas (pp. 49-54). ANPAE.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução às teorias e aos métodos. Porto.

Brasil. (1971). Lei Nº 5.692, de 11 de agosto de 1971 (Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências). Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1996). Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (1998). Resolução No 3 de 26 de junho de 1998 (Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio). Câmara de Educação Básica, Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13204-resolucao-ceb-1998

Brasil. (2016). Medida Provisória No 746, de 22 de setembro de 2016 (Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/mpv/mpv746.htm

Brasil. (2017). Lei n.°13.415 de 16 de fevereiro de 2017 (Altera as Leis Nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral). Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Governo Federal. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase

Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto Editora.

Esteban, M. P. S. (2010). Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. AMGH.

Jolandek, E. G., Pereira, A. L., & Mendes, L. O. R. (2021). Desafios e impactos da implementação da Base Nacional Comum Curricular: o que dizem professores de matemática. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21), 496-510.

Koepsel, E. C. N., Garcia, S. R. de O., & Czernisz, E. C. da S. (2020). A tríade da reforma do ensino médio brasileiro: Lei n.º 13.415/2017; BNCC e DCNEM. Educação em Revista, 36, e222442. https://doi.org/10.1590/0102-4698222442

Laval, C. (2004). A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Planta.

Limaverde, P. (2015). Base Nacional Comum: desconstrução de discursos hegemônicos sobre o currículo. Terceiro Incluído, 5(1), 78-97. https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36348

Lotta, G. S., Bauer, M., Jobim, R., & Merchán, C. R. (2021). Efeito de mudanças no contexto de implementação de uma política multinível: análise do caso da Reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista de Administração Pública, 55(2), 395-413. https://doi.org/10.1590/0034-761220190159

Moraes, R. & Galiazzi, M. do C. (2011). Análise textual discursiva. Editora da Unijuí.

Silva, R. L. (2020). Determinações histórico-legais e concepções de ensino comum nacional (2015-2018). [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Repositório da UEPG. https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3255

Publicado

08.08.2022

Como Citar

Gabriel, F. A., Pereira, A. L., & Gabriel, A. C. (2022). Redução da carga horária de Artes, Filosofia e Sociologia: Paraná, 2021. Linhas Crí­ticas, 28, e43033. https://doi.org/10.26512/lc28202243033