Sobre a narrativa como categoria analítica da avaliação escolar

Autores

  • Lívia Suassuna Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4022

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Linguagem-avaliação, Ensino

Resumo

Neste estudo, discutimos a prática da avaliação no campo da linguagem. Na primeira parte, mostramos os limites das práticas avaliativas centradas numa concepção de linguagem como estrutura e de avaliação como mensuração. Na segunda, expomos algumas ideias do autor em cujo pensamento nos baseamos para a reconceptualização da avaliação; trata-se de Walter Benjamin, especificamente do livro Magia e técnica, arte e política ”“ ensaios sobre literatura e história da cultura. Na terceira, mostramos como o processo de ensino pode ser entendido como narrativa e o professor, como um narrador, na perspectiva da avaliação enquanto ação discursiva a serviço da aprendizagem e da qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Lívia Suassuna, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Lívia Suassuna é licenciada em Letras-Português pela UFPE, mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP e doutora em Linguística pela UNICAMP. Atualmente é professora adjunta da UFPE e membro do Conselho Editorial da revista Leitura ”“ teoria e prática. Últimas publicações: Avaliação e reescrita de textos escolares: a mediação do professor. In: Vanda Maria Elias. (Org.). Ensino de língua portuguesa ”“ oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011, p. 119-134 e Ensino de análise linguística ”“ situando a discussão. In: Alexsandro Silva, Ana Cláudia Pessoa e Ana Lima. (orgs.). Ensino de gramática ”“ reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 11-28.

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Publicado

21.12.2012

Como Citar

Suassuna, L. (2012). Sobre a narrativa como categoria analítica da avaliação escolar. Linhas Crí­ticas, 18(37), 583–598. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4022

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