Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3634Palavras-chave:
Educação superior;, Integração ensino-pesquisa-extensão universitária;, Interdisciplinaridade;, Responsabilidade socialResumo
Assumir uma atitude inovadora e transformadora da realidade social implica ampliar e fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto processo formativo sistêmico. Estes escritos têm por objetivo refletir e discutir sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão na formação de profissionais da saúde, por meio de um estudo de caso que explicita como esse processo vem sendo realizado. A abordagem utilizada é qualitativa, com característica de observação participante. Assim, considerando o universo e a complexidade da formação humana, pressupõese a necessidade de viabilizar aprendizagens significativas, produzidas a partir da aquisição do conhecimento socialmente elaborado e contextualizado. Formação essa capaz de proporcionar ao profissional intervenções na e sobre a realidade, construídas com autonomia e competência para um fazer vinculado à prática social, geradora de novos saberes e novos fazeres viabilizados pela integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
Referências
BACKES, Dirce Stein et al. The practice of teaching and learning about nursingmanagement based on Freire’s methodology. Online Brazilian Journal of Nursing,Niterói, v. 6, n. 1, p. 45-57, 2007.
BENHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigmaemergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, 1999.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.Belém: Basa, 1988.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases daEducação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 248,23 dez. 1996.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. ResoluçãoCNE/CES n. 583, de 3 de abril de 2001. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2001a.Disponível em: <http://www.mec.gov.br/cne>. Acesso em: 24 jan. 2009.
______. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde: Pró-Saúde.Brasília, DF: Ministério da Saúde,2007. (Série C. Projetos, Programas e Relatórios).
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia e Odontologia. ParecerCNE/CES n. 1300/01. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 25. 2001b.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Plano de reorganizaçãoda atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional dePromoção da Saúde.Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR, 1998, Paris. Tendências da educação superior para o século XXI. Brasília: Crub, 1999.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICASBRASILEIRAS, 2006. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC, 2006.
LÁZARO, André. Visão e ação: a universidade no século XXI. Rio de Janeiro: Eduerj,1999.
MENDES, Isabel Amélia Costa; MARZIALE, Maria Helena Palucci. O caminhoinovador e empreendedor da Revista Latino-Americana de Enfermagem e a Adoçãode Política de Internacionalização. Revista Latino-Americana de Enfermagem, RibeirãoPreto, v. 15, n. 2, p. 185-186, mar./abr. 2007.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita:reformar a reforma reforça o pensamento. 10. ed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
______. Ciência com consciência.10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro.São Paulo: Cortez; Brasília:Unesco, 2000.
MOROZ, Melania. Que profissional formar?: questão desafiadora para a universidade. In: SEVERINO, Antônio Joaquim; FAZENDA, Ivani Catarina A. Conhecimento,pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001. p. 67-79.
PINHEIRO, Roseni (Org.). Ensinar saúde:a integralidade e o SUS nos cursos de gra-duação na área da saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: IMS, 2006.
UNIFRA. Projeto pedagógico institucional - PPI:res. 15/2007, de 27/06/07, do ConselhoUniversitário/Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Unifra, 2007a.
______. Relatório anual do Proex:relatório da Pró-Reitoria de Extensão: Núcleo daRegião Oeste de Santa Maria: Núcleo de Atenção Integral à Saúde e à Qualidade deVida da Região Oeste de Santa Maria. Santa Maria: Unifra, 2007b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.