Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3373Palavras-chave:
Currículo;, 1º ciclo do ensino básico;, Formação inicial de professores;, Narrativa;, Mapeamento socialResumo
O texto aborda algumas dimensões de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento em Ciências da Educação que pretendeu conhecer e compreender as concepções sobre a infância que se exprimem na ”“ ou se relacionam com a ”“ formação inicial de professores do 1º CEB, em Portugal desde Abril de 1974. Configurou-se uma problematização multirreferencial em torno da gestão discursiva da crise da infância moderna, da profissionalidade docente e da instituição escolar em tempos de modernidade tardia. A dimensão morfológica do estudo constituiu-se pela configuração e o mapeamento social de narrativas sobre a infância que se identificaram na interpretação dos campos discursivos produzidos na análise. Identificaram-se, ainda, narrativas sobre a profissionalidade docente e sobre a educação escolar com as quais as narrativas sobre a infância se articulam de forma particular. Apresenta-se sucintamente a problemática, a dimensão metodológica e alguns dos resultados do estudo, realçando-se os que dizem respeito à s transformações verificadas nos discursos, no período em análise, e ao mapeamento social das narrativas da infância.
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