Etnografia crítica na pesquisa em educação

entrevista com o professor Jefferson Mainardes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33753

Palavras-chave:

Educação, Pesquisa, Etnografia crítica

Resumo

Socializar reflexões sobre os elementos que compõe a Etnografia Crítica, enquanto metodologia de pesquisa, bem como os seus desafios é objetivo deste texto, que expõe entrevista realizada com o Professor Doutor Jefferson Mainardes, professor Associado do Departamento e do Programa de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pesquisador de expressão na área de educação apresenta uma trajetória profissional e acadêmica comprometida com a formação crítica de professores e com a pesquisa científica. A entrevista aponta o potencial da Etnografia Crítica no processo de formação de pesquisadores que buscam alternativas para desenvolver pesquisas organicamente vinculadas às suas práticas profissionais no âmbito das políticas públicas. É neste espaço interventivo que a pesquisa pode ser recurso para garantir voz à cidadã e ao cidadão, que vivenciam em seu cotidiano múltiplas expressões da questão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Bourguignon de Lima, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2020). Membro no núcleo de estudos e pesquisa “Práticas Escolares, Docência e Cultura” da UFPR. E-mail: cah-bdl@hotmail.com

Angelo Eduardo Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, UEPG. Membro do grupo de estudos e pesquisa “Conhecimento no Jornalismo” e do “Núcleo de produção audiovisual” da UEPG. E-mail: angeloeduardorocha@gmail.com

Jussara Ayres Bourguignon, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2005). Professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (UEPG) junto ao Curso de Serviço Social e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas. Membro do núcleo de estudos e pesquisa “Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais” da UEPG. E-mail: juaybo@gmail.com

Referências

Bachelard, G. (1996). A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Contraponto.

Bernstein, B. (1999). Vertical and horizontal discourse: an essay. British Journal l of Sociology of Education, 20(2), 157-173. http://doi.org/10.1080/01425699995380

Carspecken, P. F. (1996). Critical Ethnography and Educational Research: a theoretical and practical guide. Routledge.

Hammersley, M., & Atkinson, P. (1995). Etnography: principles in practice. Routledge.

Mainardes, J. (2007a). Projeto DiferenciAção: criando classes mais igualitárias por meio do trabalho diversificado. UEPG. https://www.researchgate.net/publication/282157643_Projeto_diferenciAcao_criando_classes_mais_igualitarias_por_meio_do_trabalho_diversificado_2007

Mainardes, J. (2009). Pesquisa etnográfica: elementos essenciais. In J. A. Bourguignon (Org.). Pesquisa social: reflexões teóricas e metodológicas. Todapalavra.

Mainardes, J. (2017). A pesquisa sobre Política Educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, 33. http://doi.org/10.1590/0102-4698173480

Mainardes, J. (2018a). Práticas sistemáticas significativas: conceituação e implicações. http://doi.org/10.13140/RG.2.2.28253.05605

Mainardes, J. (2018b). A pesquisa no campo da política educacional: perspectivas teórico-epistemológicas e o lugar do pluralismo. Revista Brasileira de Educação, 23, e230034. http://doi.org/10.1590/s1413-24782018230034

Mainardes, J., & Marcondes, M. I. (2011). Reflexões sobre a Etnografia Crítica e suas Implicações para a Pesquisa em Educação. Educação & Realidade, 36(2), 425-446. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/17004/12916

Martins, J. de S. (1997). Exclusão social e a nova desigualdade. Paulus.

Patto, M. H. S. (1990). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. T a Queiroz.

Downloads

Publicado

24.09.2020

Como Citar

Bourguignon de Lima, C., Rocha, A. E., & Ayres Bourguignon, J. (2020). Etnografia crítica na pesquisa em educação: entrevista com o professor Jefferson Mainardes. Linhas Crí­ticas, 26, e33753. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33753

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.