Etnografía crítica en investigación educativa
entrevista con el profesor Jefferson Mainardes
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33753Palabras clave:
Educación, Investigación, Etnografía críticaResumen
Socializar reflexiones sobre los elementos que componen la Etnografía Crítica, como metodología de investigación, así como sus desafios es el objetivo de este texto, que expone una entrevista con el profesor Jefferson Mainardes, profesor asociado del Departamento y del Programa de Educación de la Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). El investigador de expresiones en el campo de la educación tiene una trayectoria profesional y académica comprometida con la formación crítica de los docentes y la investigación científica. La entrevista señala el potencial de la Etnografía Crítica en el proceso de capacitación de investigadores que buscan alternativas para desarrollar investigaciones orgánicamente vinculadas a sus prácticas profesionales dentro del alcance de las políticas públicas. Es en este espacio de intervención donde la investigación puede ser un recurso para garantizar una voz para los ciudadanos, que experimentan múltiples expresiones del problema social en su vida cotidiana.
Descargas
Citas
Bachelard, G. (1996). A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Contraponto.
Bernstein, B. (1999). Vertical and horizontal discourse: an essay. British Journal l of Sociology of Education, 20(2), 157-173. http://doi.org/10.1080/01425699995380
Carspecken, P. F. (1996). Critical Ethnography and Educational Research: a theoretical and practical guide. Routledge.
Hammersley, M., & Atkinson, P. (1995). Etnography: principles in practice. Routledge.
Mainardes, J. (2007a). Projeto DiferenciAção: criando classes mais igualitárias por meio do trabalho diversificado. UEPG. https://www.researchgate.net/publication/282157643_Projeto_diferenciAcao_criando_classes_mais_igualitarias_por_meio_do_trabalho_diversificado_2007
Mainardes, J. (2009). Pesquisa etnográfica: elementos essenciais. In J. A. Bourguignon (Org.). Pesquisa social: reflexões teóricas e metodológicas. Todapalavra.
Mainardes, J. (2017). A pesquisa sobre Política Educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, 33. http://doi.org/10.1590/0102-4698173480
Mainardes, J. (2018a). Práticas sistemáticas significativas: conceituação e implicações. http://doi.org/10.13140/RG.2.2.28253.05605
Mainardes, J. (2018b). A pesquisa no campo da política educacional: perspectivas teórico-epistemológicas e o lugar do pluralismo. Revista Brasileira de Educação, 23, e230034. http://doi.org/10.1590/s1413-24782018230034
Mainardes, J., & Marcondes, M. I. (2011). Reflexões sobre a Etnografia Crítica e suas Implicações para a Pesquisa em Educação. Educação & Realidade, 36(2), 425-446. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/17004/12916
Martins, J. de S. (1997). Exclusão social e a nova desigualdade. Paulus.
Patto, M. H. S. (1990). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. T a Queiroz.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Camila Bourguignon de Lima, Angelo Eduardo Rocha, Jussara Ayres Bourguignon

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
