Etnografia crítica na pesquisa em educação
entrevista com o professor Jefferson Mainardes
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33753Palavras-chave:
Educação, Pesquisa, Etnografia críticaResumo
Socializar reflexões sobre os elementos que compõe a Etnografia Crítica, enquanto metodologia de pesquisa, bem como os seus desafios é objetivo deste texto, que expõe entrevista realizada com o Professor Doutor Jefferson Mainardes, professor Associado do Departamento e do Programa de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pesquisador de expressão na área de educação apresenta uma trajetória profissional e acadêmica comprometida com a formação crítica de professores e com a pesquisa científica. A entrevista aponta o potencial da Etnografia Crítica no processo de formação de pesquisadores que buscam alternativas para desenvolver pesquisas organicamente vinculadas às suas práticas profissionais no âmbito das políticas públicas. É neste espaço interventivo que a pesquisa pode ser recurso para garantir voz à cidadã e ao cidadão, que vivenciam em seu cotidiano múltiplas expressões da questão social.
Downloads
Referências
Bachelard, G. (1996). A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Contraponto.
Bernstein, B. (1999). Vertical and horizontal discourse: an essay. British Journal l of Sociology of Education, 20(2), 157-173. http://doi.org/10.1080/01425699995380
Carspecken, P. F. (1996). Critical Ethnography and Educational Research: a theoretical and practical guide. Routledge.
Hammersley, M., & Atkinson, P. (1995). Etnography: principles in practice. Routledge.
Mainardes, J. (2007a). Projeto DiferenciAção: criando classes mais igualitárias por meio do trabalho diversificado. UEPG. https://www.researchgate.net/publication/282157643_Projeto_diferenciAcao_criando_classes_mais_igualitarias_por_meio_do_trabalho_diversificado_2007
Mainardes, J. (2009). Pesquisa etnográfica: elementos essenciais. In J. A. Bourguignon (Org.). Pesquisa social: reflexões teóricas e metodológicas. Todapalavra.
Mainardes, J. (2017). A pesquisa sobre Política Educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, 33. http://doi.org/10.1590/0102-4698173480
Mainardes, J. (2018a). Práticas sistemáticas significativas: conceituação e implicações. http://doi.org/10.13140/RG.2.2.28253.05605
Mainardes, J. (2018b). A pesquisa no campo da política educacional: perspectivas teórico-epistemológicas e o lugar do pluralismo. Revista Brasileira de Educação, 23, e230034. http://doi.org/10.1590/s1413-24782018230034
Mainardes, J., & Marcondes, M. I. (2011). Reflexões sobre a Etnografia Crítica e suas Implicações para a Pesquisa em Educação. Educação & Realidade, 36(2), 425-446. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/17004/12916
Martins, J. de S. (1997). Exclusão social e a nova desigualdade. Paulus.
Patto, M. H. S. (1990). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. T a Queiroz.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Camila Bourguignon de Lima, Angelo Eduardo Rocha, Jussara Ayres Bourguignon
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.