A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização

Autores

  • Dalila Andrade de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3214

Palavras-chave:

Política educacional;, Política social;, Reforma educacional;, Educação;, América Latina

Resumo

O presente artigo discute a educação como política social no contexto de reforma educacional em curso no Brasil desde a primeira metade da década de 1990. Parte da constatação de que o País viveu um intenso processo de reformas educacionais, expresso em ações e medidas que alteraram a configuração do sistema, bem como o objetivo das políticas. A partir de algumas referências teóricas que, fundamentadas em estudos e pesquisas empíricas, discutem os processos de reforma do Estado nos países da América Latina, identifica clara orientação de focalização da política educacional no Brasil, obedecendo à mesma tendência evidenciada na condução das políticas sociais em geral. Observa que tal orientação se realiza no âmbito de reformas mais complexas que envolvem a administração pública, adotando modelos de desregulamentação e descentralização que permitem a focalização das políticas sociais nos mais pobres, em detrimento de políticas universais.

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Biografia do Autor

Dalila Andrade de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 1999). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG. Membro da coordenação da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente ”“ Rede Estrado/Clacso. Pesquisadora do CNPq (dalila@fae.ufmg.br).

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Publicado

30.06.2005

Como Citar

Oliveira, D. A. de. (2005). A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização. Linhas Crí­ticas, 11(20), 27–40. https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3214

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