A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização

Autores/as

  • Dalila Andrade de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3214

Palabras clave:

Política educacional;, Política social;, Reforma educacional;, Educação;, América Latina

Resumen

O presente artigo discute a educação como política social no contexto de reforma educacional em curso no Brasil desde a primeira metade da década de 1990. Parte da constatação de que o País viveu um intenso processo de reformas educacionais, expresso em ações e medidas que alteraram a configuração do sistema, bem como o objetivo das políticas. A partir de algumas referências teóricas que, fundamentadas em estudos e pesquisas empíricas, discutem os processos de reforma do Estado nos países da América Latina, identifica clara orientação de focalização da política educacional no Brasil, obedecendo à mesma tendência evidenciada na condução das políticas sociais em geral. Observa que tal orientação se realiza no âmbito de reformas mais complexas que envolvem a administração pública, adotando modelos de desregulamentação e descentralização que permitem a focalização das políticas sociais nos mais pobres, em detrimento de políticas universais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dalila Andrade de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 1999). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG. Membro da coordenação da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente ”“ Rede Estrado/Clacso. Pesquisadora do CNPq (dalila@fae.ufmg.br).

Citas

ABRANCHES, Sérgio Henrique Hudson de. Política social e combate à pobreza: a teoria da prática. In:______.; SANTOS, Wanderley Guliherme dos; COIMBRA, Marcos (Orgs.). Política social e combate à pobreza. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

ABRUCIO, Fernando Luiz. Os avanços e os dilemas do modelo pós-burocrático: a reforma da administração pública à luz da experiência internacional. In: BRESSER-PEREIRA, Luís Carlos; SPINK, Peter (Orgs.).Reforma do Estado e administração pública gerencial. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.p. 173-199.

AGLIETTA, Michel. Regulación y crisis del capitalismo. Mexico: Siglo Veintiuno, 1979.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de política. 4. ed. Brasília: Edunb, 1992.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

BRESSER-PEREIRA, Luís Carlos. Da administração pública burocrática à gerencial. In: ______.; SPINK, Peter(Orgs.). Reforma do Estado e administração pública gerencial. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas,1999.

CARNOY, Martin. Escola e trabalho no Estado capitalista. São Paulo: Cortez, 1993.

CARVALHO, José Murilo de. Desenvolvimiento de la ciudadania en Brasil. México: Fondo de Cultura Económica,1995.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica da questão social. Petrópolis: Vozes, 1997.

DECLARAÇÃO mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas deaprendizagem. Nova Iorque: Unicef, 1990.

DINIZ, Eli. Governabilidade, democracia e reforma do Estado: os desafios da construção de uma nova ordemno Brasil dos anos 90. In: ______.; AZEVEDO, Sérgio de (Orgs.). Reforma do Estado e democracia no Brasil:dilemas e perspectivas. Brasília: Edunb, 1997.

DRAIBE, Sonia M. A política social na América Latina: o que ensinam as experiências recentes de reformas?In: DINIZ, Eli; AZEVEDO, Sérgio de (Orgs.). Reforma do Estado e democracia no Brasil: dilemas e perspectivas.Brasília: Edunb, 1998.

DUARTE, Adriana M. C. Estado, políticas sociais e recomposição de hegemonia: o caso da previdência social. BeloHorizonte: UFMG/FaE, Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão, 2002,276 p. (tese de doutorado).

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Edunesp, 1991.

HOBSBAWM, Eric John. Era dos extremos: o breve século XX ”“ 1914-1991. 2. ed. São Paulo: Companhia dasLetras, 1998.

MILLS, Wright. Educação e classe social. In: PEREIRA, Luiz; FORACCI, Marialice Mencarini. Educaçãoe sociedade: leituras de sociologia da educação. 13. ed. São Paulo: Nacional, 1987. p. 268-286.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação e planejamento: a escola como núcleo da gestão. In: ______. (Org.).Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 64-104.

______. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis: Vozes, 2000.

POPKEWITZ, Thomas S. Reforma educacional: uma política sociológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SALAMA, Pierre; VALIER, Jacques. Pobrezas e desigualdades no terceiro mundo. São Paulo: Nobel, 1997.

Publicado

2005-06-30

Cómo citar

Oliveira, D. A. de. (2005). A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização. Linhas Críticas, 11(20), 27–40. https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3214

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.