O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3190Palavras-chave:
Inovação educacional;, Descentralização;, Gestão escolarResumo
O texto apresenta resultados de uma investigação que tem por objeto as propostas inovadoras desenvolvidas por escolas estaduais de Minas Gerais, a partir do Programa de Apoio a Inovações Educacionais (PAIE), que integra o acordo de financiamento Pró-qualidade, firmado entre o Banco Mundial e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. O seu propósito central é conhecer e analisar os efeitos do programa na organização do trabalho e na gestão escolar. A pesquisa é qualitativa, por seu caráter interpretati vo e dialógico, adequando-se ao estudo de casos singulares. O referencial teórico está sustentado na linha interpretativa de autores como Santos (1989) e Carbonnel (2002), que discutem a inovação como um processo de ruptura institucional. Os resultados mostram que propostas inovadoras nem sempre provocam mudanças necessárias à realidade da escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.