Ser Zapatista aos 4 anos. Socialização e subjetivação de crianças Tseltal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202136961

Palavras-chave:

Primeira infância indígena, Pesquisa dialógica, Sociologia da Infância

Resumo

Por meio de um processo pedagógico e político autônomo, os zapatistas não só se contrapõem à guerra de contra-insurgência do governo mexicano, desde 1994, mas também promovem a reprodução e mudança sociocultural das novas gerações, configurando as práticas socioeducativas das crianças. Este artigo revisa os processos de socialização e subjetivação de crianças menores de 6 anos, bem como as relações intersubjetivas que estabelecem com os mais velhos. Os filhos mais novos nos ensinam com suas palavras, jogos e atitudes o que significa ser zapatista, viver em resistência diante da guerra, contrariando o paradigma hegemônico na primeira infância.

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Biografia do Autor

Angélica Rico Montoya, Instituto de Estudios Superiores Rosario Castellanos, México

Doutora em Pesquisa Educacional pela Universidad Veracruzana (2018). Professora pesquisadora do Instituto de Estudos Superiores Rosario Castellanos. Integra o Sistema Nacional de Pesquisadores de CONACYT (Nivel 1). Membro fundador da Rede Latino-americana de Pesquisa e Reflexão com meninas, meninos e jovens (REIR). E-mail: angelmayuk2001@yahoo.com.mx

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Autor: Erik Alí Castillo Cerecedo. Licença CC BY-NC-ND 4.0

Publicado

06.08.2021

Como Citar

Rico Montoya, A. (2021). Ser Zapatista aos 4 anos. Socialização e subjetivação de crianças Tseltal. Linhas Crí­ticas, 27, e36961. https://doi.org/10.26512/lc27202136961

Edição

Seção

Dossiê: Participaciones y resistencias de las infancias y juventudes de AL

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