A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica

Autores

  • Ilma Passos Alencastro Veiga
  • José Vieira de Sousa
  • Lívia Freitas Fonseca Borges
  • Lúcia Maria Gonçalves de Resende Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2883

Palavras-chave:

Educação;, Formação do professor;, Inovação pedagógica

Resumo

O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à  formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.

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Publicado

30.10.2002

Como Citar

Veiga, I. P. A., Sousa, J. V. de, Borges, L. F. F., & Resende, L. M. G. de. (2002). A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica. Linhas Crí­ticas, 7(12), 5–22. https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2883

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