Trajetória docente na transição e na apropriação de tecnologias digitais em práticas de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8239

Palavras-chave:

Trajetória docente, Transição, Tecnologias Digitais, Grounded Theory, Práticas de ensino

Resumo

Este estudo enfocou a apropriação de tecnologias digitais por duas professoras como instrumento de ensino e instrução em escola de ensino médio. Temos interesse na trajetória docente na transição de práticas tradicionais para contextos híbridos de aprendizagem. Utilizamos métodos mistos a partir da Grounded Theory e aporte da Teoria da Atividade e abordagem dialógica. Optamos pela pesquisa qualitativa com entrevista em áudio, fonte documental e observações de interações entre estudantes em contexto híbrido de aprendizagem. Os resultados indicaram que a trajetória docente perpassa pela apropriação tecnológica na: a) convencionalização de um campo simbólico e semiótico no qual as práticas mediadas por recursos digitais passam pela generalização do objeto na/pela atividade coletiva; b) integração dos instrumentos digitais como um corpo de conhecimentos que podem ser aplicados em tarefas situadas e orientadas para metas.

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Biografia do Autor

Rossana Mary Fujarra Beraldo, Università degli Studi di Parma

Doutoranda em Psicologia pela Università degli Studi di Parma, Emilia-Romagna, Itália e Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Especialista em Gestão em Educação a Distância (UnB), especialista em Estudos da Linguagem, com ênfase em semântica argumentativa e semiótica (UEL) e Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro dos grupos de pesquisa Pensamento e Cultura GPPPCult (UnB). 

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Publicado

02.02.2018

Como Citar

Beraldo, R. M. F. (2018). Trajetória docente na transição e na apropriação de tecnologias digitais em práticas de ensino. Linhas Crí­ticas, 23(51), 387–411. https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8239

Edição

Seção

Dossiê: Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação

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