A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica

Autores/as

  • Ilma Passos Alencastro Veiga
  • José Vieira de Sousa
  • Lívia Freitas Fonseca Borges
  • Lúcia Maria Gonçalves de Resende Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2883

Palabras clave:

Educação;, Formação do professor;, Inovação pedagógica

Resumen

O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à  formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2002-10-30

Cómo citar

Veiga, I. P. A., Sousa, J. V. de, Borges, L. F. F., & Resende, L. M. G. de. (2002). A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica. Linhas Críticas, 7(12), 5–22. https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2883

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.