Docência universitária na área das tecnologias da computação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.23633

Palavras-chave:

Ensino Superior, Ensino de Computação, Ludicidade, Formação docente

Resumo

O artigo apresentado versa sobre a docência universitária no campo das tecnologias da computação. Objetiva compreender as práticas que orientam o seu fazer pedagógico e como as vertentes lúdica e afetiva se fazem presentes em sua mediação didática, segundo as concepções dos professores que compõem o grupo de interesse da pesquisa. Os resultados encontrados permitem indicar que, no ambiente investigado, o modelo academicista e tecnicista de ensino coexiste com uma preocupação dos docentes por uma prática educativa mais lúdica e afetiva, embora inicialmente numa perspectiva instrumental.

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Biografia do Autor

Monica de Souza Massa, Universidade do Estado da Bahia, Brasil

Mestra em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ e Doutora em Educação pela UFBA. É Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisa docência universitária, ludicidade na educação superior e metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com foco nas ciências exatas. Email: monicamassa@gmail.com

Cristina D'Ávila, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Doutora em Educação pela UFBA e Pós-doutorado com concentração em Docência Universitária pela Université Paris 5 Sorbonne Cité. É professora titular da Faculdade de Educação da UFBA, onde é líder do Grupo de pesquisa em educação, didática e ludicidade (GEPEL/PPGE/UFBA). E-mail: cristdavila@gmail.com

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Publicado

22.10.2020

Como Citar

de Souza Massa, M., & D’Ávila, C. (2020). Docência universitária na área das tecnologias da computação. Linhas Crí­ticas, 26, e23633. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.23633

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