En busca de una formación profesional posible en la Educación del Campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4882

Palabras clave:

Educación del campo, Educación profesional, EJA, Mundo del trabajo

Resumen

El texto explora la temática de la formación en la interfase educación del campo/ educación profesional (EP), alertando para las mutaciones en el mundo del trabajo, dilemas y perspectivas de la formación humana en el campo. Esa demanda la expansión de la red federal y las posibilidades de la formación en alternancia vinculada al Proeja, en campos de institutos federales. Toma como base estudios en el ámbito de la educación popular, del trabajo y educación, de la educación de jóvenes y adultos (EJA), y la praxis como categoría central que moviliza reflexiones y acciones en dirección de otra lógica en la oferta de la EJA integrada a la EP en el campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (2005). Professora adjunta da Universidade Federal do ES. Integra a linha de pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas do PPGE/CE/UFES e coordena o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação. Integra o grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional na cidade e no campo (líder). Publicou o artigo: Sobre a experiência de formação de educadores do campo. In: Jane Paiva; Inês B. de Oliveira. (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Imagens. Rio de Janeiro: DPetAlii, 2011. oliveiraedna@yahoo.com.br

Iraldirene Ricardo de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina. Especialização em Pedagogia Empresarial pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Madre Gertrudes de São José". Exerceu a Função de Diretora da Escola Municipal de Primeiro e Segundo Graus "Antônio Valesini" no período de 2001 a 2004. Atuou como Professora da Rede Municipal de Ensino de 1992 a 1994 e Professora da Rede Estadual de 1992 a 1995. Desempenhou a função de Supervisora Escolar do Colégio Universitário da Universidade Federal de Viçosa no período de 1996 a 1998. Graduou-se no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos em 2010 pela Universidade Norte do Paraná. Concluiu a Especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Cândido Mendes em 2013. É servidora efetiva do quadro de pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo campus de Santa Teresa/ES, no cargo de Pedagogo/Supervisão Pedagógica, desde 01 de novembro de 1994. Atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Citas

ANTUNES, Ricardo. Anotações sobre capitalismo recente e a reestruturação produtiva no Brasil. In: ______.; SILVA, Maria Aparecida Moraes (Org.).O Avesso do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2004. p. 13-27.

______. As dimensões da crise no mundo do trabalho. In: XXII Congresso Brasileiro de Estudantes de Medicina. Saúde e educação em tempos de crise: reconstruindo bandeiras. 2010. Natal. Anais Caderno de Textos. 2010. p. 22-25. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/24478755/Caderno-de-textos#scribd>. Acesso em: 23 abr. 2015.

______; ALVES, Giovanni. As mutações do mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 335-351, maio-ago. 2004.

______; DRUCK, Graça. A epidemia da terceirização. In: ______.(Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil III. São Paulo: Boitempo, 2014. p. 13-24.

ASA BRASIL. Semiárido. 2015. Disponível em: <http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_MENU=105> Acesso em: 24 abr. 2015.

BRASIL. Decreto 5.154/2004de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004.

______. Decreto 5.478/2005de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das Instituições Federais de Educação Tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Brasília, 2005.

______. Decreto nº 5.840 de 13 de julho 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Brasília, 2006.

______. Parecer CNE/CEB nº 11/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 2012.

______. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional Técnica de Nível Médio / Ensino Médio. Documento Base. Brasília, 2007.

______. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.

______. Expansão da Rede Federal de educação profissional, científica e tecnológica. Brasília: 2015. Disponível em: <http://redefederal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=2>. Acesso em: 14 abr. 2015.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento. In: ______; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 546-533.

CIAVATTA, Maria. Formação Profissional para o trabalho incerto: um estudo comparativo Brasil, México e Itália. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e Crise do Trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 100-137.

COSTA, Nívia Barreto Ferreira. Relatório PROEJA Alternância. Santa Inês, 2013.

DOURADO, José Aparecido Lima. Projetos desenvolvimentistas nas terras do sem-fim: expansão do agronegócio e precarização do trabalho no semiárido baiano. Sociedade & Natureza, Uberlândia v. 26, n. 1, p. 7-23. jan-abr. 2014.

FRANÇA, Dalva Mendes de. Vivências da pedagogia do movimento em escolas de assentamentos - MST/ES. 2013. (271f). Dissertação (Mestrado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, 2013.

FRANÇA, Dalva Mendes de. Entrevista. 20 de julho de 2015. Entrevista concedida a Iraldirene Ricardo de Oliveira.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

___________. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

______. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FRIGOTO, Gaudêncio. Educação e Crise do Trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

______. Globalização e Crise do Emprego: Mistificações e Perspectivas da Formação Técnico-Profissional. Boletim Técnico do Senac. v. 25, n. 2, maio-ago. 1999. p. 30-45. Disponível em:<http://www.oei.es/n4132.htm> . Acesso em 03 abr. 2015.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Projeto Pedagógico de Curso do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/Proeja na Metodologia da Alternância. Santa Inês, Bahia, 2012.

______. Relato de Experiência. Santa Inês, Bahia, 2013.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ. Plano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado com o Ensino Médio Modalidade de Educação de Jovens e Adultos com Alternância Pedagógica e Enfoque Agroecológico. Castanhal, 2013.

MANFREDI, Silvia Maria. Trabalho, profissão e escolarização: revisitando conceitos. In: ______. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. p. 31-60.

MST. Boletim da Educação MST. II Encontro Nacional de Educadores e educadoras da Reforma Agrária - II ENERA. n.12. Textos para estudo e debate. Secretaria Nacional do MST, São Paulo: Editora Expressão Popular, 2012.

PACHECO, Eliezer. Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Fundação Santillana. Brasília: Editora Moderna, 2012.

PEREIRA, Mônica Cox de Brito. Revolução verde. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 687-706.

KONDER; Leandro. O futuro da filosofia da praxis: o pensamento de Marx no século XXI. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

RIBEIRO, M. Contradições na relação trabalho-educação do campo: a Pedagogia da Alternância. Trabalho & Educação. vol.17. n. 2. maio /jago 2008.

STÉDILE; João Pedro. Questão Agrária. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 641-646.

VITORETTE, Jaqueline Maria Barbosa. A não consolidação do Proeja como política pública de estado. 2014. (230 f). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Goiás, 2014.

Publicado

2017-02-14

Cómo citar

Oliveira, E. C. de, & Oliveira, I. R. de. (2017). En busca de una formación profesional posible en la Educación del Campo. Linhas Críticas, 22(48), 300–323. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4882

Número

Sección

Dossiê 2016 - Educação do Campo e Indígena

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.