Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica

Autores

  • Regina Cury
  • Lina Nunes Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro ”“ RJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3483

Palavras-chave:

Softwares educativos;, Atividades lúdicas;, Construção do conhecimento

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o uso de softwares educativos, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção do conhecimento de crianças do Ensino Fundamental. Na pesquisa de campo foram feitas observações de crianças na sala de informática e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores e equipe pedagógica. O embasamento teórico se apoiou nas contribuições de estudiosos como Papert, Piaget, Valente, Vigotski e Winnicott, entre outros. Os dados obtidos nas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, tendo em vista os temas recorrentes, a saber: relação entre software e conteúdos, o jogo de regras, dimensão lúdica do jogo, os jogos como fonte de prazer, aprendizagem e conhecimento, mediação e interação. Os resultados mostraram que o uso de softwares educativos, de forma lúdica, é importante para a aprendizagem das crianças, tornam as aulas mais dinâmicas, favorecem a mediação entre professores e alunos, possibilitando a construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Regina Cury

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2007), Rio de Janeiro ”“ RJ. Professora de Informática Aplicada à Educação e Estágio Supervisionado I e II.

Lina Nunes, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro ”“ RJ

Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Professora do Mestrado em Educação da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro ”“ RJ

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Publicado

28.02.2009

Como Citar

Cury, R., & Nunes, L. (2009). Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica. Linhas Crí­ticas, 14(27), 227–246. https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3483

Edição

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