Novos paradigmas: pontes entre o mal-estar e o bem- estar docente

Autores

  • Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3960

Palavras-chave:

Professores, Mal-estar, Bem-estar, Emancipação

Resumo

Este artigo propõe uma análise sobre processos de formação docente em relação com trajetórias de professores de escolas públicas e processos de emancipação. Apresenta uma reflexão sobre a lógica do ambiente escolar, o distanciamento e o envolvimento entre professores e alunos. Traz uma discussão sobre identidade profissional docente, profissionalização e participação em sindicatos e associações. Analisa a fragilidade associativa, discute a desvalorização docente nos documentos oficiais e na mídia como geradoras do mal-estar docente e as pontes para o bem-estar a partir das relações formação e emancipação.  

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Biografia do Autor

Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Psicologia pela Université Paul Valéry, France. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora da REDECENTRO: Rede de pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste e da pesquisa “A produção acadêmica sobre professores: pesquisa interinstitucional da Região Centro-Oeste”. Publicação recente: A questão metodológica: métodos e tipos de pesquisa na produção acadêmica sobre professores(as) na Região Centro-Oeste (em coautoria com: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SGUAREZI, Nilza de Oliveira. Revista Educação Pública, v. 20, n. 43, p. 379-393, maio/ago. 2011). 

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Publicado

10.09.2012

Como Citar

Souza, R. C. C. R. de. (2012). Novos paradigmas: pontes entre o mal-estar e o bem- estar docente. Linhas Crí­ticas, 18(36), 433–453. https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3960

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