Las memorias en contextos de formación e investigación: enfoques narrativos y (auto)biográficos
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202347919Palabras clave:
Memorias, Formación del profesorado, Investigación (auto)biográficaResumen
El presente texto pretende reflexionar sobre la importancia de las memorias de formación como dispositivos teóricos y metodológicos, en los enfoques narrativos y (auto)biográficos. Toma como fuente los registros autobiográficos de la autora y memorias escritas en un grupo de investigación. En diálogo hermenéutico, discute las travesías entre tiempo y relato, a partir de las contribuciones de Paul Ricoeur. Las reflexiones reafirman la importancia de las memorias, en la asunción de los profesores como autores de sus prácticas y del saber pedagógico. Se destaca que, en la investigación narrativa y (auto)biográfica, las memorias desbordan y dan a ver/sentir otros modos de escritura académica.
Descargas
Citas
Abrahão, M. H. M. B. (2008). Metamemória-memórias: memoriais rememorados/narrados/refletidos em Seminário de Investigação-Formação. Em M. C. Passeggi, & T. M. N. Barbosa (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente (pp. 153-179). Paulus; EDUFRN.
Alves, N. (2010). A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Educação e Sociedade, 31(113), 1195-1212. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400008
Arendt, H. (1972). Entre o passado e o futuro. Perspectivas.
Barros, M. (2016). Livro sobre nada. Alfaguara.
Benjamin, W. (1993). Obras escolhidas: Magia e técnica arte e política. Brasiliense.
Bosi, E. (1994). Memória e sociedade: lembranças de velhos. Companhia das Letras.
Bragança, I. F. S. (2001). Fragmentos autobiográficos: memória e formação contínua de professores. Contexto & Educação, 63, 107-118. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.63.107-118
Bragança, I. F. S. (2002). Formação Docente e Pedagogia Dialógica: Contribuições de Paulo Freire. Espaços da Escola, 12, 43-47. https://grupopolifonia.files.wordpress.com/2015/11/formacao-docente-e-pedagogia-dialogica-contribuicoes-de-paulo-freire.pdf
Bragança, I. F. S., & Ossa, D. L. M. (2018). A duas vozes, todas as vozes: encontros biográfico-narrativos em formação entre Brasil e Colômbia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, 99, 469 - 481. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3584
Bragança, I. F. S., Prado, G. V. T. & Araújo, M. S. (2021). Sobre pesquisaformação, itinerários e diálogos. Educação Unisinos, XX. https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.37
Bragança, I. S. F. & Santana, R. L. J. S. (2020). Memoriais, pesquisaformação e modos outros de escrita acadêmica. Pedro & João Editores. https://grupopolifonia.files.wordpress.com/2022/09/memoriais-pesquisaformacao-e-modos-outros-de-escrita-academica.pdf
Dominicé, P. (2000). Learning from Our Lives:Using Educational Biographies with Adults.Jossey-Bass.
Freire, P. (2001). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Godói-Alvarenga, J. M. P. (2017).Narrativas-Formadoras na Escola de Tempo Integral de Itaboraí:formação docente no período extraclasse. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional da UERJ. https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/9971
Josso, M-C. (2002). Experiências de Vida e Formação.Educa.
Larrosa, J. (2017). Tremores: escritos sobre experiência. Autêntica, 2017.
Matsuguma, K. Y. (2020). Contribuições da narrativa (auto)biográfica para a formação docente inicial e continuada: uma perspectiva feminista, antirracista e decolonial. [Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da FE/UNICAMP. https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640492
Morais, J. S. (2022). Fios e Tramas em Contextos de Pesquisaformação e suas Implicações na Tessitura Narrativa de Professores/as Iniciantes. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da UNICAMP. https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274
Motta, T. C. (2019). A formação continuada e a dimensão formativa do cotidiano:narrativas de encontros entre professoras e crianças na Educação Infantil em Itaborai. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional da UERJ. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9890
Oliveira, L. R. (2020). “Me Ajuda a Olhar”:Narrativas e Experiências
de uma Professora de Educação Infantil em (Trans)Formação com a Escrita. [Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da UNICAMP. https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641185
Oliveira, M. S. (2012). Entre os movimentos instituídos e instuintes de formação docente:tensões do/no cotidiano escolar.[Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional da UERJ. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10042
Passeggi, M. C. (2008). Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. Em M. C. Passeggi & T. M. N. Barbosa (Orgs.). Memórias, memoriais:pesquisa e formação docente. EDUFRN; Paulus.
Passeggi, M. C., & Barbosa, T. M. N. (Orgs.). (2008). Memórias, memoriais:pesquisa e formação docente. EDUFRN; Paulus.
Prado, G. V. T., Cunha, R. C. O. B. & Soligo, R. (2008). Memorial de formação: uma narrativa pedagógica de profissionais da educação. Em M. C. Passeggi & T. M. N. Barbosa (Orgs.). Memórias, memoriais:pesquisa e formação docente. EDUFRN; Paulus.
Ricoeur, P. (1994). Tempo e narrativa. Papirus.
Ricoeur, P. (2010). A vida: uma narrativa em busca de narrador. Em P. Ricoeur. Escritos e Conferências 1: Em torno da Psicanálise (pp. 197-211). Edições Loyola.
Ricoeur, P. (2014). O si-mesmo como outro. WMF Martins Fontes.
Souza, E. C. (2006). O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. DP&A.
Suarez, D. H. (2016). Escribir, leer y conversar entre docentes en torno de relatos de experiencia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, 1(3), 480-497. https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p480-497
Varani, A. (2020). Trabalho coletivo docente como espaço de re-existência. Em A. A. F. Costa et al. (Orgs.).Narrativas, formação de professores e subjetividades democráticas.Pedro & João Editores.
Veloso, C. (1979). Oração ao tempo. https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/44760
Vieira, J. (2020). Narrativas do cotidiano (per)formativo:a escrita de cartas como modo de dizer- ser. [Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Campinas. Repositório Institucional da UNICAMP. https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638910
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Inês Ferreira de Souza Bragança
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.