Memoriais em contextos de formação e pesquisa: abordagens narrativas e (auto)biográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347919

Palavras-chave:

Memoriais, Formação docente, Pesquisa (auto)biográfica

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir sobre a importância dos memoriais de formação como dispositivos teoricometodológicos em abordagens narrativas e (auto)biográficas. Toma, como fonte, os registros autobiográficos da autora e memoriais escritos em um grupo de pesquisa. Em um diálogo hermenêutico, discute os atravessamentos entre tempo e narrativa, a partir das contribuições de Paul Ricoeur. As reflexões reafirmam a importância do memorial na assunção dos docentes como autores de suas práticas e de saberes pedagógicos. Ressalta-se que, em pesquisas narrativas e (auto)biográficas, os memoriais transbordam e dão a ver/sentir modos outros de escrita acadêmica.

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Biografia do Autor

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal (2009). Professora Livre-Docente na Área de Educação Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo Vozes da Educação (FFP/UERJ). E-mail: inesfsb@unicamp.br

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Publicado

22.08.2023

Como Citar

Bragança, I. F. de S. (2023). Memoriais em contextos de formação e pesquisa: abordagens narrativas e (auto)biográficas. Linhas Crí­ticas, 29, e47919. https://doi.org/10.26512/lc29202347919

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência: múltiplas perspectivas