Inclusão e linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3939

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino fundamental, Deficiência mental, Linguagens

Resumo

O artigo objetiva discutir, com base em pesquisa realizada com crianças com deficiência mental causada pela Síndrome de Down, algumas possibilidades de trabalho com a linguagem oral e escrita pela via de outras ferramentas – música, pintura, teatro e fotografia – para o trabalho docente na escola junto a essas crianças que ingressam no ensino fundamental. São exploradas ferramentas que contribuiriam para a garantia de outro modo de se trabalhar leitura, escrita, percepção, emoção, entre outras características linguísticas próprias das crianças que saem da educação infantil e que podem perder-se diante do engessamento de práticas que o ensino fundamental pode impor.

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Biografia do Autor

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi professor titular da Prefeitura Municipal de Vitória, atuando na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Publicação recente: Inclusão escolar e atendimento educacional especializado no contexto do projeto político pedagógico (Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, p. 433- 451, 2011).

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Publicado

10.09.2012

Como Citar

Drago, R. (2012). Inclusão e linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Linhas Crí­ticas, 18(36), 361–378. https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3939

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