Gêneros textuais nos livros didáticos de alfabetização matemática e matemática do PNLD 2010
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3936Palavras-chave:
Livro didático, Alfabetização matemática, Gênero textual, Suporte de textoResumo
Neste artigo discuto como o conceito de gênero e tipo de texto foi utilizado no conjunto de ações do PNLD 2010 e quais os reflexos desse processo para os livros de Matemática e Alfabetização Matemática. Foram analisados documentos referentes a esse processo de seleção e dois livros didáticos de uma coleção aprovada. Serviu de base teórica a esta análise Marcuschi e Chartier. É possível perceber nas resenhas que compõem o Guia distorções quanto à noção de gênero e tipo de texto. Quanto aos livros, pouco apresentam atividades que explorem o texto em seus aspectos constitutivos gerais, além de as atividades propostas pouca relação terem com os conteúdos matemáticos presentes nos textos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
Brasil. Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação. Decreto nº 7.084, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre os programas de material didático e dá outras providências. Brasília: MEC/SEB, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/decreto_programa_livro.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2010.
______. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos PNLD 2010: alfabetização matemática e matemática. Brasília: MEC/SEB, 2009. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2011.
______. Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação. Anexo IX: Princípios e critérios para a avaliação de livros destinados aos anos iniciais do ensino fundamental ”“ PNLD 2010. In: Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas a serem incluídas no guia de livros didáticos de 1º ao 5º ano do PNLD 2010. Brasília: MEC/SEB, 2008. p. 35-72. Disponível em: . Acesso em: 1º jun. 2010.
______.Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 3, de 3 de agosto de 2005. Define normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração. Brasília: CNE/CEB, 2005.
______. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações gerais. Brasília, DF: MEC/SEB, 2004.
______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa - terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRITO, M. R. F. Solução de problemas e a matemática escolar (org.). Campinas: Alínea, 2006.
BRONCKAR, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EUDC, 2009.
CHARTIER, R. A medicação editorial. In: _______. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.
FÁVERO, L. L.; KOCH, I. Linguística textual: introdução. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
INEP. Resultados do 4º INAF/Brasil:um diagnóstico para a inclusão social pela educação (Habilidades Matemáticas). São Paulo: 2004. Disponível em: <http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=4.02.00.00.00ever=por>. Acesso em: 30 ago. 2008.
_____. PISA 2000: relatório nacional. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/internacional/pisa/PISA2000.pdf>. Acesso em: 12 set. 2008.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
______. A questão do suporte dos gêneros textuais. UFPE, 2003a. Disponível em: <http://www.bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/GEsuporte.doc>. Acesso em: 4 jul. 2010.
______. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (org.). Gêneros textuais e ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003b.
MENEGHELLO, M.; PASSOS, A. De olho no futuro: alfabetização matemática, 1º ano. São Paulo: Quinteto Editorial, 2008a.
______. De olho no futuro: matemática, 3º ano. São Paulo: Quinteto Editorial, 2008b.
SHOLZE, L.; RÖSING, T. M. K. (org.). Teorias e práticas do letramento. Brasília: INEP, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.