A educação científica da criança: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental

Autores

  • Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Sandra Valéria Limonta Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3841

Palavras-chave:

Educação científica da criança, Ensino desenvolvimental, Teoria da atividade

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre os principais conceitos da teoria da atividade edo ensino desenvolvimental de Davydov, inscrita na tradição da psicologia histórico-cultural soviética, e suas contribuições para a didática das ciências naturais nos anosiniciais do ensino fundamental, visando a um ensino de qualidade no início doprocesso de educação científica da criança. Para tanto, articulamos os princípiospsicológicos daquela teoria à constituição histórica e curricular do ensino de ciênciaspara crianças nas escolas brasileiras e às questões referentes à formação para oensino de ciências no curso de pedagogia.

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Publicado

27.04.2012

Como Citar

Freitas, R. A. M. da M., & Limonta, S. V. (2012). A educação científica da criança: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental. Linhas Crí­ticas, 18(35), 69–86. https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3841

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciências e Matemática

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