Biografización/heterobiografización: elaboración memorial de un personaje auto(hetero)biográfico en la formación docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347664

Palabras clave:

Investigación-narrativa, Memorial auto(hetero)biográfico, Formación de educadores

Resumen

O artigo opera, dentre outros, com conceitos de biografização e heterobiografização ativos mediante processos de formação docente em Seminário de Pesquisa-Formação, vivenciados por meio da elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica, conceito, este, que denomino como referente ao sujeito do processo narrativo o qual exige reflexão do narrador visto que a intriga narrativa não ocorre, de parte deste, sem a intencionalidade de narrar de si para si e para o outro – ouvinte ou leitor – movimento instituinte de identidade narrativa exigente da reflexividade que se dá em alteridade, construída no seio de um circuito narrativo voltado à formação pessoal/profissional de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Doutora em Ciências Humanas-Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Pesquisadora Senior do CNPq. Integra o Quadro Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Grupo de Pesquisa “Profissionalização Docente e Identidade: narrativas singulares/plurais”. E-mail: abrahaomhmb@gmail.com

Citas

Abrahão, M. H. M. B. (2016). Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. Em I. Bragança, M. H. M. B. Abrahão, & M. Ferreira (Orgs.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica (Tomo 1, pp. 29-50). CRV.

Abrahão, M. H. M. B. (2018). A Aventura do Diálogo (Auto)Biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. Em M. H. M. B. Abrahão, J. L. Cunha, & L. Vilas-Bôas (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico metodológicos (Tomo I, pp. 25-49). CRV.

Abrahão, M. H. M. B. (2022a). A intriga narrativa em História de Vida de uma destacada educadora sul-rio-grandense – (re)construindo a personagem. Em R. Costella, & V. Menezes (Orgs.). Retalhos em trama: entre fios do narrar, docenciar e geografar (pp. 21-39). Ed. UFRGS.

Abrahão, M. H. M. B. (2022b). A hermenêutica do si via construção de um memorial acadêmico. Prefácio. Em M. A. Cunha. Escrever uma vida: o diário como fonte de pesquisa-formação (pp. 9-18). Caravana.

Abrahão, M. H. M. B. (2023). Méta-mémoires-mémoires; le mémorial de formation. Em: M. Passeggi, & V. Braum (Orgs.). Mémorial universitaire et de formation. Une culture narrative dans l’enseignement supérieur au Brésil. Collection Histoire de vie et Formation (No prelo). L’Harmattan.

Delory-Momberger, C. (2008). Biografia e educação: figuras do indivíduo projeto. Paulus; EDUFRN.

Delory-Momberger, C. (2014). De la recherche biographique en éducation: Fondements, méthodes, pratiques. Téraèdre.

Delory-momberger, C. (2019). Hétérobiographie/hétérobiographisation. Em C. Delory-momberger (Org.), Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Érès.

Hossein, T. S. (2013). A formação docente inicial e o teatro de sombras e luz-eu: reflexão da vida e formação a partir das escritas de si. [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. Repositório da PUCRS. https://hdl.handle.net/10923/5616

Josso, M-C. (2002). Experiência de vida e formação. EDUCA.

Josso, M-C. (2016). Processo Autobiográfico do Conhecimento da Identidade Evolutiva Singular-Plural e o conhecimento da epistemologia existencial. Em M. H. M. B. Abrahão, L. Frison, & C. Barreiro (Orgs.). A Aventura (Auto)biográfica. EDIPUCRS.

Marinas, J. M. (2007). La escucha en la historia oral: palabra dada. Sintesis.

Ricoeur, P. (2007). Percurso do reconhecimento. Loyola.

Ricoeur, P. (2010). Tempo e narrativa. Tomo I. Martins Fontes.

Ricoeur, P. (2014). O si mesmo como outro. Martins Fontes.

Ricoeur, P. (2018). A memória, a história, o esquecimento. UNICAMP.

Publicado

2023-08-02

Cómo citar

Abrahão, M. H. M. B. (2023). Biografización/heterobiografización: elaboración memorial de un personaje auto(hetero)biográfico en la formación docente. Linhas Críticas, 29, e47664. https://doi.org/10.26512/lc29202347664

Número

Sección

Dosier | La investigación narrativa en la práctica ordinaria de la docencia: múltiples perspectivas

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.