Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202347664Keywords:
Narrative-research, Autobiographical memorial, Formación de educadoresAbstract
O artigo opera, dentre outros, com conceitos de biografização e heterobiografização ativos mediante processos de formação docente em Seminário de Pesquisa-Formação, vivenciados por meio da elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica, conceito, este, que denomino como referente ao sujeito do processo narrativo o qual exige reflexão do narrador visto que a intriga narrativa não ocorre, de parte deste, sem a intencionalidade de narrar de si para si e para o outro – ouvinte ou leitor – movimento instituinte de identidade narrativa exigente da reflexividade que se dá em alteridade, construída no seio de um circuito narrativo voltado à formação pessoal/profissional de professores.
Downloads
References
Abrahão, M. H. M. B. (2016). Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. Em I. Bragança, M. H. M. B. Abrahão, & M. Ferreira (Orgs.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica (Tomo 1, pp. 29-50). CRV.
Abrahão, M. H. M. B. (2018). A Aventura do Diálogo (Auto)Biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. Em M. H. M. B. Abrahão, J. L. Cunha, & L. Vilas-Bôas (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico metodológicos (Tomo I, pp. 25-49). CRV.
Abrahão, M. H. M. B. (2022a). A intriga narrativa em História de Vida de uma destacada educadora sul-rio-grandense – (re)construindo a personagem. Em R. Costella, & V. Menezes (Orgs.). Retalhos em trama: entre fios do narrar, docenciar e geografar (pp. 21-39). Ed. UFRGS.
Abrahão, M. H. M. B. (2022b). A hermenêutica do si via construção de um memorial acadêmico. Prefácio. Em M. A. Cunha. Escrever uma vida: o diário como fonte de pesquisa-formação (pp. 9-18). Caravana.
Abrahão, M. H. M. B. (2023). Méta-mémoires-mémoires; le mémorial de formation. Em: M. Passeggi, & V. Braum (Orgs.). Mémorial universitaire et de formation. Une culture narrative dans l’enseignement supérieur au Brésil. Collection Histoire de vie et Formation (No prelo). L’Harmattan.
Delory-Momberger, C. (2008). Biografia e educação: figuras do indivíduo projeto. Paulus; EDUFRN.
Delory-Momberger, C. (2014). De la recherche biographique en éducation: Fondements, méthodes, pratiques. Téraèdre.
Delory-momberger, C. (2019). Hétérobiographie/hétérobiographisation. Em C. Delory-momberger (Org.), Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Érès.
Hossein, T. S. (2013). A formação docente inicial e o teatro de sombras e luz-eu: reflexão da vida e formação a partir das escritas de si. [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. Repositório da PUCRS. https://hdl.handle.net/10923/5616
Josso, M-C. (2002). Experiência de vida e formação. EDUCA.
Josso, M-C. (2016). Processo Autobiográfico do Conhecimento da Identidade Evolutiva Singular-Plural e o conhecimento da epistemologia existencial. Em M. H. M. B. Abrahão, L. Frison, & C. Barreiro (Orgs.). A Aventura (Auto)biográfica. EDIPUCRS.
Marinas, J. M. (2007). La escucha en la historia oral: palabra dada. Sintesis.
Ricoeur, P. (2007). Percurso do reconhecimento. Loyola.
Ricoeur, P. (2010). Tempo e narrativa. Tomo I. Martins Fontes.
Ricoeur, P. (2014). O si mesmo como outro. Martins Fontes.
Ricoeur, P. (2018). A memória, a história, o esquecimento. UNICAMP.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maria Helena Menna Barreto Abrahão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).