Biografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docente
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202347664Palavras-chave:
Pesquisa narrativa, Memorial auto(hetero)biográfico, Formação de educadoresResumo
O artigo opera, dentre outros, com conceitos de biografização e heterobiografização ativos mediante processos de formação docente em Seminário de Pesquisa-Formação, vivenciados por meio da elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica, conceito, este, que denomino como referente ao sujeito do processo narrativo o qual exige reflexão do narrador visto que a intriga narrativa não ocorre, de parte deste, sem a intencionalidade de narrar de si para si e para o outro – ouvinte ou leitor – movimento instituinte de identidade narrativa exigente da reflexividade que se dá em alteridade, construída no seio de um circuito narrativo voltado à formação pessoal/profissional de professores.
Downloads
Referências
Abrahão, M. H. M. B. (2016). Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. Em I. Bragança, M. H. M. B. Abrahão, & M. Ferreira (Orgs.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica (Tomo 1, pp. 29-50). CRV.
Abrahão, M. H. M. B. (2018). A Aventura do Diálogo (Auto)Biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. Em M. H. M. B. Abrahão, J. L. Cunha, & L. Vilas-Bôas (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico metodológicos (Tomo I, pp. 25-49). CRV.
Abrahão, M. H. M. B. (2022a). A intriga narrativa em História de Vida de uma destacada educadora sul-rio-grandense – (re)construindo a personagem. Em R. Costella, & V. Menezes (Orgs.). Retalhos em trama: entre fios do narrar, docenciar e geografar (pp. 21-39). Ed. UFRGS.
Abrahão, M. H. M. B. (2022b). A hermenêutica do si via construção de um memorial acadêmico. Prefácio. Em M. A. Cunha. Escrever uma vida: o diário como fonte de pesquisa-formação (pp. 9-18). Caravana.
Abrahão, M. H. M. B. (2023). Méta-mémoires-mémoires; le mémorial de formation. Em: M. Passeggi, & V. Braum (Orgs.). Mémorial universitaire et de formation. Une culture narrative dans l’enseignement supérieur au Brésil. Collection Histoire de vie et Formation (No prelo). L’Harmattan.
Delory-Momberger, C. (2008). Biografia e educação: figuras do indivíduo projeto. Paulus; EDUFRN.
Delory-Momberger, C. (2014). De la recherche biographique en éducation: Fondements, méthodes, pratiques. Téraèdre.
Delory-momberger, C. (2019). Hétérobiographie/hétérobiographisation. Em C. Delory-momberger (Org.), Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Érès.
Hossein, T. S. (2013). A formação docente inicial e o teatro de sombras e luz-eu: reflexão da vida e formação a partir das escritas de si. [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. Repositório da PUCRS. https://hdl.handle.net/10923/5616
Josso, M-C. (2002). Experiência de vida e formação. EDUCA.
Josso, M-C. (2016). Processo Autobiográfico do Conhecimento da Identidade Evolutiva Singular-Plural e o conhecimento da epistemologia existencial. Em M. H. M. B. Abrahão, L. Frison, & C. Barreiro (Orgs.). A Aventura (Auto)biográfica. EDIPUCRS.
Marinas, J. M. (2007). La escucha en la historia oral: palabra dada. Sintesis.
Ricoeur, P. (2007). Percurso do reconhecimento. Loyola.
Ricoeur, P. (2010). Tempo e narrativa. Tomo I. Martins Fontes.
Ricoeur, P. (2014). O si mesmo como outro. Martins Fontes.
Ricoeur, P. (2018). A memória, a história, o esquecimento. UNICAMP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Helena Menna Barreto Abrahão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.