Proyectos de extensión y políticas de inclusión social en las universidades federales brasileñas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc28202241341Palabras clave:
Proyectos de Extensión, Política Pública, Inclusión Social, Representatividad, Universidad PúblicaResumen
Este artículo tiene como objetivo investigar cómo las universidades están insertando la inclusión social en sus proyectos de extensión, a partir de una investigación sobre proyectos de extensión en tres universidades federales del sur de Brasil. Este estudio cuali-cuantitativo, documental y exploratorio, señalado como resultado la escasa o nula representación de proyectos de extensión dirigidos a pueblos indígenas, ancianos, población LGBTQIA+ y población negra. Por tanto, es fundamental ampliar los proyectos de extensión en estas universidades dirigidos a los grupos sociales antes mencionados, para que la universidad se consolide como una institución democrática, plural e inclusiva.
Descargas
Citas
Afonso, N. (2019, novembro 20). Dia da Consciência Negra: números expõem desigualdade racial no Brasil. Agência Lupa. https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2019/11/20/consciencia-negra-numeros-brasil/
Almeida Filho, N. (2007). Universidade nova: textos críticos e esperançosos. Editora UnB.
Alvino-Borba, A., & Mata-Lima, H. (2011). Exclusão e inclusão social nas sociedades modernas: um olhar sobre a situação em Portugal e na União Europeia. Serviço Social & Sociedade, (106), 219-240. https://doi.org/10.1590/S0101-66282011000200003
Brasil. (1931). Decreto n.º 19.851 de 11 de abril de 1931 (Dispõe que o ensino superior no Brasil obedecerá, de preferência, ao sistema universitário, podendo ainda ser ministrado em institutos isolados, e que a organização técnica e administrativa das universidades é instituída no presente Decreto, regendo-se os institutos isolados pelos respectivos regulamentos, observados os dispositivos do seguinte Estatuto das Universidades Brasileiras). Presidência da República. Câmara dos Deputados. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html
Brasil. (1965). Lei n.º 4.881 de 06 de dezembro de 1965 (Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Superior). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L4881A.htm
Brasil. (1968). Lei n.º 5.540 de 28 de novembro de 1968 (Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil. (1996). Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. (2014). Lei n.º 13005 de 25 de junho de 2014 (Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
Brasil. (2018). Resolução n.º 7 de 18 de dezembro de 2018 (Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n.º 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808
Brasil. (2019). Decreto n.º 9.759 de 11 de abril de 2019 (Extingue e estabelece diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal) Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9759.htm
Carmo, C. M. (2016). Grupos minoritários, grupos vulneráveis e o problema da (in)tolerância: uma relação linguístico-discursiva e ideológica entre o desrespeito e a manifestação do ódio no contexto brasileiro. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, 64, 201-223. http://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i64p201-223
Cerioni, C. (2018, novembro 20). Conheça os marcos jurídicos da luta da população negra. Exame. https://exame.com/brasil/conheca-os-marcos-juridicos-da-luta-da-populacao-negra-no-brasil/
Chaves, L. G. M. (1971). Minorias e seu estudo no Brasil. Revista de Ciências Sociais, 2(1), 149-168. http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42512/99638
Comissão das Comunidades Europeias. (2003). Relatório conjunto sobre a inclusão social: que sintetiza os resultados da análise dos planos de ação nacionais para a inclusão social. https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2003:0773:FIN:PT:PDF
Costa, M. I. S., & Ianni, A. M. Z. (2018). A dialética do conceito de exclusão/inclusão social. Em M. I. S. Costa, & A. M. Z. Ianni. Individualização, cidadania e inclusão na sociedade contemporânea: uma análise teórica (pp. 75-101). Editora Ufabc. https://doi.org/10.7476/9788568576953.0004
Credit Suisse. (2021, junho). Global wealth report 2021. Credit Suisse. https://www.credit-suisse.com/about-us/en/reports-research/global-wealth-report.html
Dupas, G. (2001). Economia global e exclusão social: pobreza, emprego, estado e o futuro do capitalismo. Paz e Terra.
Fábio, A. C. (2017, junho 17). A trajetória e as conquistas do movimento LGBTI+ brasileiro. Nexo Jornal. https://www.nexojornal.com.br/explicado/2017/06/17/A-trajet%C3%B3ria-e-as-conquistas-do-movimento-LGBTI-brasileiro
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex). (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Imprensa Universitária da UFSC.
Freitas, J. B., Portela, P. E., Feres Júnior, J., Bessa, A., & Nascimento, V. (2020). Levantamento das políticas de ação afirmativa (GEMAA). Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades Federais e Estaduais (2003-2018). http://gemaa.bemvindo.co//wp-content/uploads/2020/07/Levantamento-das-AAs-2018b.pdf
Fundo Brasil. (2021). Significados da sigla LGBTQIA+. Fundo Brasil. https://www.fundobrasil.org.br/blog/o-que-significa-a-sigla-lgbtqia/
Gil, A. C. (2019). Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas.
Instituto Socioambiental (Isa). (2015, março). Lista de ataques ao direito indígena à terra. Povos indígenas no Brasil. https://pib.socioambiental.org/pt/Lista_de_ataques_ao_direito_ind%C3%ADgena_%C3%A0_terra
Morosini, M. C. (2006). Enciclopédia de pedagogia universitária. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-diversas/temas-da-educacao-superior/enciclopedia-de-pedagogia-universitaria-2013-glossario
Pereira, J. S. (2019). Democracia participativa e gestão pública: reflexões sobre os impactos do Decreto N.º 9.759/2019 nos conselhos de saúde. Anais do XV Seminário Nacional: demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/snpp/article/view/20318
Pereira, N. F. F., & Vitorini, R. A. S. (2019). Curricularização da extensão: desafio da educação superior. Interfaces – Revista de Extensão da UFMG, 7(1), 19-29. https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19047/16120
Phomenta. (2019, maio 16). O que é inclusão social e como praticá-la? Phomenta. https://www.phomenta.com.br/o-que-e-inclusao-social-e-como-praticar
Politize. (2019, setembro 18). O que é inclusão social? Politize. https://www.politize.com.br/inclusao-social/
Politize. (2021, setembro 28). A história dos direitos das pessoas com deficiência. Politize. https://www.politize.com.br/equidade/blogpost/historia-dos-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/.
Prudente, E. (2020, julho 31). Dados do IBGE mostram que 54% da população brasileira é Negra. Jornal da USP. https://jornal.usp.br/radio-usp/dados-do-ibge-mostram-que-54-da-populacao-brasileira-e-negra/
Rocha, R. M. G. (1984). Extensão universitária: comunicação ou domesticação? Educação em Debate, 6/7(2/1), 53-60. http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/12082/1/1984_art_rmgrocha.pdf
Rodrigues, L. S., & Soares, G. A. (2006). Velho, idoso e terceira idade na sociedade contemporânea. Revista Ágora, (4). https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/1901/1413
Santos Júnior, A. L. (2013). A extensão universitária e os entre-laços dos saberes. [Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório da UFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/17554/1/A%20EXTENS%C3%83O%20UNIVERSIT%C3%81RIA%20E%20OS%20ENTRE-LA%C3%87OS%20DOS%20SABERES.pdf
Santos, B. S. (1999). A construção multicultural da igualdade e da diferença. Oficina do CES n° 135. https://ces.uc.pt/publicacoes/oficina/ficheiros/135.pdf
Santos, B. S., & Almeida Filho, N. (2008). A universidade no século XXI: para uma universidade nova. http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/A%20Universidade%20no%20Seculo%20XXI.pdf
Sasse, C. (2021, março 12). Recordista em desigualdade, país estuda alternativas para ajudar os mais pobres. Agência Senado. https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/03/recordista-em-desigualdade-pais-estuda-alternativas-para-ajudar-os-mais-pobres
Senado Federal. (2021, fevereiro 19). Perguntas sobre orientação sexual poderão ser incluídas no Censo. Senado Notícias. https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/02/19/perguntas-sobre-identidade-de-genero-e-orientacao-sexual-poderao-ser-incluidas-no-censo
Serva, F. M. (2020). Educação Superior no Brasil: um estudo sobre a política de curricularização da extensão universitária. [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório Institucional da UNESP. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/191811/serva_fm_dr_mar.pdf
Siga UFPR. (2021). Projetos de extensão – Lista de projetos. Siga UFPR. https://siga.ufpr.br/portal/projetos-de-extensao/
UFSC à Esquerda. (2021, junho 21). Manifesto de Córdoba 21 de junho de 1918. UFSC à esquerda. https://ufscaesquerda.com/manifesto-de-cordoba-21-de-junho-de-1918/
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). (2021). Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão. Universidade Federal de Santa Catarina. https://sigpex.sistemas.ufsc.br/
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). (2021). Catálogo de ações de extensão. Pró-reitoria de extensão. https://www.ufrgs.br/prorext/central-do-extensionista/atividades/
Veloso, A. C., & Cardoso, L. (2019, maio 12). Doze projetos inovadores de universidades federais do país que você precisa conhecer. Extra. https://extra.globo.com/noticias/brasil/doze-projetos-inovadores-de-universidades-federais-do-pais-que-voce-precisa-conhecer-23658633.html
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Karina Marcelino, Monica Gonçalves, Bruna Hamerski, Mário Moraes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.