Perspectivas em etnomatemática para a formação e atuação docente na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23165

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Matemática, Etnomatemática, Estado da Arte

Resumo

O artigo apresenta recorte de pesquisa desenvolvida no modelo de estado da arte. Destacamos publicações envolvendo análises e contribuições da Educação Matemática voltada para a EJA. O objetivo foi contribuir para o conhecimento e o enfrentamento de grandes desafios da EJA, especialmente os relacionados à formação do docente que atua nesta modalidade. Os resultados destacam as bases do Programa Etnomatemática como possibilidade de melhoria da qualidade do processo educacional da EJA, e sua influência sobre a formação/atuação dos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino de modo a torná-la mais eficaz e adequada à s expectativas e especificidades de seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

Bello, S. E. L. (2006) Diferenciação, relações de poder e etnomatemática: historiografia, perspectivas e (res)significações. Horizontes (Edusf), v. 24, n. 1.

D´Ambrosio, U. (2009) Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica.

Delazzana, A. R. Z., Vesterna, R. F., Maraschin, M. S., & Sathres, S. M. (2006). A educação de jovens e adultos: uma modalidade de ensino para suplência ou formação integral do indivíduo? Vidya (Santa Maria), v. 26, n. 2.

Di Pierro, M. C. (2005). Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Educação e Pesquisa (Usp), v. 26, n. 92.

Fantinato, M. C. C. B., & Vianna, M. A. (2007). A Etnomatemática na Formação Continuada de Professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro. Boletim Gepem, n. 51.

Freire, P. (1996). A pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gil, A. C. (2006). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Kessler, M. C. (2006). Educação de Jovens e Adultos: (des)construindo saberes nos espaços do aprender e ensinar matemática. Zetetike, v. 14, n. 26.

Kleiman, A. B. (2001). Formação de educadores: uma perspectiva de educação de idosos em programas de EJA. Educação e Pesquisa (Usp), v. 27, n. 2.

Mello, L. S. G., & Guazelli, I. R. B. (2010). Desafios para implementar a alfabetização científica numa comunidade de artesãos de Filé. Holos, ano 26, v. 2.

Melo, M. J. M. D., & Passegi, M. C. (2006). A matemática na educação de jovens e adultos: algumas reflexões. Horizontes (Edusf), v. 24, n. 1.

Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2006). Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência e Educação. V. 12, n. 1, p. 117-128. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n1/08.pdf

Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2011). Análise textual discursiva. 2ª Ed. Rio Grande do Sul: Unijuí.

Rodrigues, R. L. (2010). Estado e políticas para a educação de jovens e adultos: desafios e perspectivas para um projeto de formação humana. In: Coleção didática e prática de ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. p. 49-59. Belo Horizonte: Autêntica.

Rosa, A. C. S., & Prado, E. (2008). Educação de Jovens e Adultos: as dimensões política, profissional e pessoal na formação docente. Olhar de Professor, v. 10, n. 2.

Santana, L. G. (2008). A formação Continuada de Professores de EJA: uma reflexão sobre a prática. Pesquisas e Práticas em Educação Matemática, v. 10, n. 15.

Zorzi, F., & Franzoi, N. L. (2010). Saberes do trabalho e do trabalhador: reflexões no contexto do Proeja. Trabalho & Educação (Ufmg), v. 19, n. 3.

Downloads

Publicado

21.02.2019

Como Citar

Freitas, A. V. (2019). Perspectivas em etnomatemática para a formação e atuação docente na Educação de Jovens e Adultos. Linhas Crí­ticas, 25, e23165. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23165

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.