Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202240779

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física, Justiça social

Resumo

A mazela da desigualdade social desafia a sociedade como um todo e a educação em específico. No caso da Educação Física, a perspectiva curricular cultural se autoproclama comprometida com o combate à injustiça social. Com o objetivo de verificar a efetividade dessa proposta, o presente artigo analisa relatos de experiências. Conclui que os docentes que colocam o currículo cultural em ação tematizam práticas corporais do repertório de grupos diversos sem hierarquizar conhecimentos. Essa “ecologia de saberes” se mostra potente na formação de sujeitos solidários, ponto de partida para a construção de uma sociedade menos injusta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (2002). Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar. E-mail: mgneira@usp.br

Referências

Araujo, E. C. (2021). Boxe no Capão. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp 136-145). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/araujo_01.pdf

Bhabha, H. (2014). O local da cultura. Ed. UFMG.

Bonetto, P. X. R. (2016). A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire e fórmula. [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-06102016-143514

Bonetto, P. X. R. (2020). Carimbó: entre a cópia e criação. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 184-195). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/bonetto_12.pdf

Bonetto, P. X. R. (2021). Brincadeiras de desenhos animados: Barbie, Susy, Hot Wheels e Pokemón. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 234-246). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/bonetto_13.pdf

Borges, C. C. O. (2019). Governo, verdade e subjetividade: uma análise do currículo cultural da Educação Física. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP.

http://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-04112019-165709

Carvalho, V. P. (2020). Passinho dos maloka nas aulas de Educação Física. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 220-227). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/carvalho-02.pdf.

Costa, M. V. (2007). Caminhos investigativos II. Lamparina editora.

Duarte, L. C., & Neira, M. G. (2020). Currículo cultural da Educação Física: a produção de uma pedagogia engajada. Humanidades & Inovação, 7(8), 282-300. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2210/1622

Foucault, M. (2001). A verdade e as formas jurídicas. Nau.

Godoy, A. C., & Duarte, L. C. (2021). Lutando com Dandara: tematizando lutas na Educação Infantil. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 74-94). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/godoy_duarte_01.pdf

Gomes, C. A. O. (2021). Dançando na escola: do balé das meninas ao inseto dos infernos do funk. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 95-105). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/gomes_01.pdf

Gomes, I. (2022, janeiro 28). Mesmo com benefícios emergenciais, 1 em cada 4 brasileiros vivia em situação de pobreza em 2020. Agência IBGE Notícias. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/32420-mesmo-com-beneficios-emergenciais-1-em-cada-4-brasileiros-vivia-em-situacao-de-pobreza-em-2020

Hall, S. (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, 22(2), 15-46. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361/40514

Hamburger, C. G. (2021). “Jongo, uma roda pela igualdade”: tematizando o jongo na Educação Infantil. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 117-135). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/hamburger_01.pdf

Harvey, D. (2018). A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. Boitempo.

Irias, E. A. (2020). Jogo de taco e o lazer da quebrada. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 65-70). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/irias_03.pdf

Irias, E. A. (2021). Jiu-jítsu na EPG Manuel Bandeira. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 146-156). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/irias_04.pdf

Lins Rodrigues, A. C. (2013). Corpos e culturas invisibilizados na escola: racismo, aulas de Educação Física e insurgência multicultural. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-02072013-134016

Macedo, E. E. (2010). Educação Física numa perspectiva cultural: análise de uma experiência em creche. [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-20042010-163021

Martins, J. C. J. (2020). A Educação Física na EJA e a corrida de orientação: uma prática da natureza no meio urbano. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 91-114). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/jacque_20.pdf

Masella, M. B., & Duarte, L. C. (2020). Tematizando o futebol na EMEI Nelson Mandela. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 174-183). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/masella_duarte_02.pdf

Masella, M. B., Signorelli, A. C., Godoy, A. C. S., Hamburger, C. G., Riga, L. C., Chiavolella, L., Rocha, P. L., & Miranda, S. (2021). Do forró à capoeira, diversidade e culturas populares na EMEI Nelson Mandela em tempos de pandemia. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 198-223). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/masella_02.pdf

Menarbini, A., Legramandi, A. B., & Tavares, M. (2021). Políticas de educação em debate. Paco Editorial.

Monteiro, H. C. F. (2020). Corpo de dança: quem pode dançar? Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 157-166). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/monteiro_01.pdf

Müller, A. (2016). A avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas. [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-21122016-094016

Müller, A., & Müller, A. (2020). Cambalhotas e estrelas na EMEI Jaguaré: a ginástica na Educação Infantil. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 33-41). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/muller_muller_03.pdf

Nascimento, A. S. do (2021). Brincadeiras na quarentena. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 60-73). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/nascimento_01.pdf

Neira, M. G. (2011). O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva dos seus autores. [Tese de livre-docência, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-10042012-164200

Neira, M. G. (2015). O currículo cultural da Educação Física: uma resposta aos dilemas da contemporaneidade. Revista Linhas, 6(31), 276-304. https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015276

Neira, M. G. (2018). O currículo cultural da Educação Física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, 16(1), 4-28 https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/27374

Neira, M. G. (2019). Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Paco Editorial. http://www.gpef.fe.usp.br/teses/marcos_41.pdf

Neira, M. G. (2020a). Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, 18(2), 827-846. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p827-846

Neira, M. G. (2020b). A abordagem das diferenças no currículo cultural da Educação Física. Humanidades e Inovação, 7(10), 39-56. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2892

Neira, M. G., & Gramorelli, L. C. (2017). Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese e transformações. Pensar a Prática, 20(2), 321-332. https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.38103

Neira, M. G., & Nunes, M. L. F. (2009). Educação Física, currículo e cultura. Phorte.

Neira, M. G., & Nunes, M. L. F. (2011). Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 33(3), 671-685. https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000300010

Neira, M. G., & Nunes, M. L. F. (2020). As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física. Em F. Bossle, P. Athayde & L. Lara. Educação Física escolar (pp. 25-43). EDUFRN. http://www.gpef.fe.usp.br/teses/neira_nunes_01.pdf

Neira, M. G., & Nunes, M. L. F. (2021). Currículo cultural, linguagem, códigos e representação: uma proposta para a produção de outras formas de fazer, ver e dizer a respeito de si, das práticas corporais e seus praticantes. Em D. T. Maldonado, U. S. Farias & V. A. Nogueira. Linguagens na Educação Física escolar: diferentes formas de ler o mundo (pp. 21-40). Editora CRV. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/neira_nunes_01.pdf

Neves, M. R. das, & Neira, M. G. (2020). O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Motrivivência, 32(63). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76536

Neves, M. R. das. (2020). A gente corre pra quê? Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 161-173). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/marcos_ribeiro_12.pdf

Neves, M. R. das. (2021). Diferentes significações sobre o k-pop. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 224-233). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/neves_01.pdf

Nietzsche, F. (1983). Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. Editora Abril.

Nunes, H. C. B. (2018). O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://doi.org/10.11606/T.48.2018.tde-07112018-141650

Oliveira Júnior, J. L. (2017). Significações sobre o currículo cultural da Educação Física: cenas de uma escola municipal paulistana. [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://doi.org/10.11606/D.48.2018.tde-30012018-140858

Quaresma, F. N. (2020). Entre fritadas, assados e muito cheiro bom: um encontro com o sumô e seus corpos. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 71-80). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/quaresma_03.pdf

Reis, R. dos. (2020). “O telefone tocou novamente”… tematizando o samba rock na Educação Física. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 196-206). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/ronaldo_06.pdf

Reis, R. dos. (2021). “Saravá jongueiro velho, que veio para ensinar…”: as escrevivências discentes na perspectiva da escrevivência-docente. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 247-260). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/reis_01.pdf

Santos, I. L. (2016). A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP.

http://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-21122016-111514

Santos, L. A. dos. (2020). “Se lutar é violência, por que a igreja do bairro ensina o jiu-jítsu?” Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 147-153). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/santos_03.pdf

Silva, T. T. (2011). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica.

Sousa Santos, B. de. (1988). Um discurso sobre as ciências. Afrontamento.

Sousa Santos, B. de. (2010). Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Em B. Sousa Santos & M. P. Meneses. Epistemologias do Sul (pp. 31-83). Cortez.

Sousa Santos, B. de. (2019). O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Autêntica.

Souza, L. R. S. & Augusto, C. N. (2021). Basquetebol: entre faltas, estratégias e relações de gênero. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 167-198). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/souza_augusto_01.pdf

Souza, L. R. S. (2020). Futebol além das bananas. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 115-146). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/Leandro_Souza_09.pdf

Torres, A. C., Quaresma, F. N., & Santos Júnior, F. N. (2020). Corpos In-transe: a ciranda e o funk no jogo por conhecimentos e afetos outros. Em GPEF. Escrevivências da Educação Física cultural (pp. 42-64). FEUSP. http://www.gpef.fe.usp.br/capitulos/torres_quaresma_santos_junior_02.pdf

Downloads

Publicado

21.03.2022

Como Citar

Neira, M. G. (2022). Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física cultural. Linhas Crí­ticas, 28, e40779. https://doi.org/10.26512/lc28202240779

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.