Eric Hobsbawm: um historiador universal
Palabras clave:
Historiador, Eric HobsbawmResumen
A morte de Eric J. Hobsbawm, em 1º de outubro de 2012, suscitou em várias partes do mundo manifestações condizentes com o papel que esse historiador desempenhou na historiografia. Porém, no Brasil o que chamou atenção na grande imprensa foi a publicação de libelos acusatórios das opções ideológicas e políticas que realizou ao longo de sua vida. A revista semanal Veja (4/10/2012), campeã das salas de espera de consultórios médicos privados e das teses de direita, publicou artigo com o título “A imperdoável cegueira ideológica de Eric Hobsbawm”. Já na Folha de S. Paulo (10/10/2012), foi a vez de Demétrio Magnoli – um dos vários que oriundo da corrente trotskista “Liberdade e Luta” acabou como porta-voz da direita, dita liberal – acusar Hobsbawm por não haver denunciado os crimes do stalinismo, em artigo intitulado “O esqueleto que sorri”. A tônica de ambos era que Hobsbawm teria sido melhor historiador se não fosse marxista e se não tivesse assumido as posições que assumiu, no entanto, nesse caso ele jamais teria sido Hobsbawm.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.