Fatores escolares como determinantes do desempenho dos alunos da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202137190

Palavras-chave:

Desempenho educacional, Democratização da educação, Qualidade do ensino

Resumo

Este estudo objetivou analisar a relação entre os fatores escolares e o desempenho dos alunos de Minas Gerais por meio de um modelo de regressão linear múltipla em uma amostra de 820 municípios. No referencial teórico, abordou-se sobre a qualidade da educação e a influência do contexto escolar sobre o rendimento dos alunos. Os resultados encontrados corroboraram a influência positiva da formação dos professores, da remuneração satisfatória destes, da infraestrutura escolar e do reduzido número de alunos por sala sobre o desempenho estudantil. Portanto, são cruciais as políticas que visem à melhoria desses elementos, propiciando o melhor desempenho dos alunos.

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Biografia do Autor

Juliana Maria de Araújo, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2020). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: juliana.m.araujo@ufv.br

Fernanda Maria de Almeida, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Professora Associada do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: fernanda.almeida@ufv.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9132-1552

Débora Gonzaga Martin, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (2018). Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: debgonzaga@hotmail.com

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Professor Associado do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: marcoaurelio@ufv.br

Evandro Rodrigues de Faria, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Professor adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: evandroadm@ufv.br

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Publicado

21.07.2021

Como Citar

de Araújo, J. M., de Almeida, F. M., Gonzaga Martin, D., Marques Ferreira, M. A., & Rodrigues de Faria, E. (2021). Fatores escolares como determinantes do desempenho dos alunos da educação básica. Linhas Crí­ticas, 27, e37190. https://doi.org/10.26512/lc27202137190

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