Fatores escolares como determinantes do desempenho dos alunos da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202137190

Palavras-chave:

Desempenho educacional, Democratização da educação, Qualidade do ensino

Resumo

Este estudo objetivou analisar a relação entre os fatores escolares e o desempenho dos alunos de Minas Gerais por meio de um modelo de regressão linear múltipla em uma amostra de 820 municípios. No referencial teórico, abordou-se sobre a qualidade da educação e a influência do contexto escolar sobre o rendimento dos alunos. Os resultados encontrados corroboraram a influência positiva da formação dos professores, da remuneração satisfatória destes, da infraestrutura escolar e do reduzido número de alunos por sala sobre o desempenho estudantil. Portanto, são cruciais as políticas que visem à melhoria desses elementos, propiciando o melhor desempenho dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Maria de Araújo, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2020). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: juliana.m.araujo@ufv.br

Fernanda Maria de Almeida, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Professora Associada do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: fernanda.almeida@ufv.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9132-1552

Débora Gonzaga Martin, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (2018). Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: debgonzaga@hotmail.com

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Professor Associado do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: marcoaurelio@ufv.br

Evandro Rodrigues de Faria, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Professor adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: evandroadm@ufv.br

Referências

Alves, M. T. G., & Soares, J. F. (2013). Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e pesquisa, 39(1), 177–194. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100012

Alves, T., Farenzena, N., Silveira, A. A. D., & Pinto, J. M. de R. (2020). Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública, 54(4), 979-993. https://doi.org/10.1590/0034-761220200279

Alves, T., Passador, C. S., & Noronha, A. B. (2007). A relação entre desempenho escolar, condições de oferta de ensino e origem sócio-econômica em escolas da rede pública de ensino. Anais do XXIII Simpósio Brasileiro, V Congresso Luso-brasileiro e I Colóquio Ibero-americano de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, Brasil.

Barros, R. P., Mendonça, R., Santos, D. D. dos, & Quintaes, G. (2001). Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, 31(1), 1-42. https://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/159/94

Biondi, R. L., & Felício, F. de. (2008). Atributos escolares e o desempenho dos estudantes: uma análise em painel dos dados do Saeb. MEC/INEP. https://www2.unifap.br/gpcem/files/2011/09/INEP-Atributos-escolares-e-desempenhos-dos-estudantes-.pdf

Böhlmark, A., Grönqvist, E., & Vlachos, J. (2016). The Headmaster Ritual: The Importance of Management for School Outcomes. The Scandinavia Journal of Economics, 118(4), 912-940. https://doi.org/10.1111/sjoe.12149

Bonamino, A., & Sousa, S. Z. (2012). Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, 38(2), 373-388. http://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

Cia, F., D’Affonseca, S. M., & Barham, E. J. (2004). A relação entre o envolvimento paterno e o desempenho acadêmico dos filhos. Paidéia, 14(29), 277–286. http://doi.org/10.1590/S0103-863X2004000300004

Corrar, L. J., & Theóphilo, C. R. (2013). Pesquisa Operacional para decisão em Contabilidade e Administração - Contabilometria (2a ed.). Atlas.

Daley, A. J, & Ryan, J. (2000). Academic Performance and Participation in Physical Activity by Secondary School Adolescents. Perceptual and Motor Skills, 91(2), 531–534. https://doi.org/10.2466/pms.2000.91.2.531

Darling-Hammond, L. (2000). Teacher Quality and Student Achievement. Education Policy Analysis Archives, 8(1), 1-44. https://doi.org/10.14507/epaa.v8n1.2000

Díaz, S. D., & Barrios, G. H. (2002). Eficiencia escolar y diferencias socioeconómicas: a propósito de los resultados de las pruebas de medición de la calidad de la educación en Chile. Educação e Pesquisa, 28(2), 25-39. http://doi.org/10.1590/S1517-97022002000200003

Espinoza-Freire, E. E., Tinoco-Izquierdo, W. E., & Sánchez-Barreto, X. del R. (2017). Características del docente del siglo XXI. Revista de la Facultad de Cultura Física de la Universidad de Granma, 14(43), 39-53. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6210816

Fortin, L., Marcotte, D., Potvin, P., Royer, É., & Joly, J. (2006). Typology of students at risk of dropping out of school: Description by personal, family and school factors. European Journal of Psychology of Education, 21(4), 363-383. https://doi.org/10.1007/BF03173508

Franco, A. M. de P. (2008). Os determinantes da qualidade da educação no Brasil. [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Institucional USP. https://doi.org/10.11606/T.12.2009.tde-27032009-100849

Galian, C. V. A., Pietri, E. de, Guizzo, B. S., Marcello, F. de A., & Müller, F. (2020). O presente e o futuro das pesquisas em Educação e de sua divulgação. Educação e Pesquisa, 46, 1–7. https://doi.org/10.1590/s1517-970220204601001

Gil, A. C. (2006). Métodos e técnicas de pesquisa social (5a ed.). Atlas.

Goergen, P. (2013). A educação como direito de cidadania e responsabilidade do Estado. Educação & Sociedade, 34(124), 723–742. https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300005

Greaves, E., & Sibieta, L. (2019). Constrained optimisation? Teacher salaries, school resources and student achievement. Economics of Education Review, 73, 1-17. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2019.101924

Hair, Jr. J. F, Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise Multivariada de Dados (6a ed.). Bookman.

Harris, D. N., & Sassb, T. R. (2011). Teacher training, teacher quality and student achievement. Journal of Public Economics, 95(7-8), 798-812. https://doi.org/10.1016/j.jpubeco.2010.11.009

Hornick, C. A. (2012). Identificação e análise dos possíveis fatores que influenciaram os resultados elevados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apresentado por duas escolas públicas. [Dissertação de mestrado, Universidade do Vale do Itajaí]. Repositório Institucional Univali. https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1867

Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS). (2015). Consultas. http://IMRS.fjp.mg.gov.br/

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2015). Cidades. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/panorama

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2015). Indicadores Educacionais. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais

Jackson, C., & Addison, K. (2018). Understanding the Relationships between Poverty, School Factors and Student Achievement. Office of Shared Accountability, Montgomery County Public Schools, Rockville, Maryland. https://eric.ed.gov/?id=ED598342

Kaia, H., & Zimmer, R. (2016). Does Investing in School Capital Infrastructure Improve Student Achievement? Economics of Education Review, 53, 143-158. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2016.05.007

Kim, S. (2015). The Effect of Teacher Quality on Student Achievement in Urban Schools: A Multilevel Analysis. [PhD dissertation, The University of Texas at Austin]. University of Texas Libraries. https://repositories.lib.utexas.edu/bitstream/handle/2152/31002/KIM-DISSERTATION-2015.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Lee, V. E., & Smith, J. B. (1997). High school size: which works best, and for whom? Educational Evaluation and Policy Analysis, 19(3), 205-227. https://doi.org/10.3102/01623737019003205

Lee, V. E., Bryk, A. S., & Smith, J. (1993). The organization of effective secondary schools. Em L., Darling-Hammond (Org). Review of Research in Education (pp. 171-268). American Educational Research Association. https://doi.org/10.3102/0091732X019001171

Löbler, L. M. B. (2013). Fatores influenciadores no desempenho das escolas públicas de ensino fundamental: uma análise multicasos. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório digital da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/4681

Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2008). Metodologia Científica (5a ed.). Atlas.

Marks, G. N., Cresswell, J., & Ainley, J. (2006). Explaining socioeconomic inequalities in student achievement: The role of home and school factors. Educational Research and Evaluation, 12(2), 105-128. https://doi.org/10.1080/13803610600587040

Menezes-Filho, N. A. de. (2007). Os Determinantes do Desempenho Escolar do Brasil. Instituto Futuro Brasil, Ibmec-SP e FEA-USP. https://www.cepe.ecn.br/seminarioiv/download/menezes_filho.pdf

Miranda, L. (2008). Fatores asociados al rendimiento escolar y sus implicancias para la política educativa del Perú. Em Análisis de programas, procesos y resultados educativos en el Perú: Contribuciones empíricas para el debate (pp. 11-39). Group for the Analysis of Development. https://www.ssoar.info/ssoar/handle/document/51550

Mosteller, F. (1995). The Tennessee Study of Class Size in the Early School Grades. The Future of Children, 5(2), 113-127. https://doi.org/10.2307/1602360

Murillo, F. J., & Román M. (2011). School infrastructure and resources do matter: analysis of the incidence of school resources on the performance of Latin American students. School Effectiveness and School Improvement, 22(1), 29-50. https://doi.org/10.1080/09243453.2010.543538

Oliveira, R. P. de, & Araújo, G. C. de. (2005). Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, (28), 5–23. https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000100002

Parker, J. D. A., Creque, R. E., Barnhart, D. L., Harris, J. I., Majeski, S. A., Wood, L. M., Bond, B. J., & Hogan, M. J. (2004). Academic achievement in high school: Does emotional intelligence matter? Personality and Individual Differences, 37(7), 1321–1330. https://doi.org/10.1016/j.paid.2004.01.002

Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (2005). Análise de dados para Ciências Sociais: a complementaridade do SPSS (4a ed.). Sílabo.

Raywid, M. A. (1999). Current literature on small schools. Eric Clearinghouse on Rural and Small Schools, Appalachia Educational Laboratory.

Riani, J. de L. R. (2005). Determinantes do resultado educacional no Brasil: famílias, perfil escolar dos municípios e dividendo demográfico numa abordagem hierárquica e espacial. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/MCCR-6VTMGE

Setúbal, M. A. (2010). Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 91(228), 345–366. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i228.577

Sirait, S. (2016). Does Teacher Quality Affect Student Achievement? An Empirical Study in Indonesia. Journal of Education and Practice, 7(27), 34-41. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2846795

Soares, J. F. (2009). Avaliação da qualidade da educação escolar brasileira. Em L. F. Schwartzman, I. F. Schwartzman, F. F. Schwartzman, & M. L. Schwartzman (orgs). O Sociólogo e as Políticas públicas: Ensaios em Homenagem a Simon Schwartzman (pp. 215–242). FGV.

Soares, J. F., & Xavier, F. P. (2013). Pressupostos educacionais e estatísticos do Ideb. Educação e Sociedade, 34(124), 903–923. https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300013

Souza, H. G., & Tabosa, F. J. S. (2016). Análise espacial do desempenho escolar da educação básica dos municípios do estado do Ceará. Em F. A. F. D. Barreto, A. S. B. de Menezes, M. Aragão, & F. J. Sousa (orgs). Economia do Ceará em Debate (pp. 120-139). Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. https://www.ipece.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/45/2018/11/ENCONTRO_ECONOMIA_CEARA_EM_DEBATE_2016.pdf

Sutton, A., & Soderstrom, I. (1999). Predicting Elementary and Secondary School Achievement with School-Related and Demographic Factors. The Journal of Educational Research, 92(6), 330-338. https://doi.org/10.1080/00220679909597616

Torrecilla, F. J. M. (2003). Uma panorámica de la investigación iberoamericana sobre eficacia escolar. Revista Electrónica Iberomaericana sobre calidad, eficacia y cambio em educación, 1(1), 1-14. http://hdl.handle.net/10486/660674

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco). (1998). Primer estudio internacional comparativo sobre lenguaje, matemática y factores asociados en tercer y cuarto grado. Unesco/Laboratorio Latinoamericano de Evaluacion de la Calidad de la Educación. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/5982/S00100902_es.pdf

Publicado

21.07.2021

Como Citar

de Araújo, J. M., de Almeida, F. M., Gonzaga Martin, D., Marques Ferreira, M. A., & Rodrigues de Faria, E. (2021). Fatores escolares como determinantes do desempenho dos alunos da educação básica. Linhas Crí­ticas, 27, e37190. https://doi.org/10.26512/lc27202137190

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.