Pueblos indígenas, educación superior y acción afirmativa en la UFAM
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc27202136591Palabras clave:
Educación indígena, Pueblos indígenas, Educación Superior, Acción afirmativaResumen
El presente estudio tiene como objetivo discutir la cuestión actual del acceso de los indígenas a la Universidad Federal de Amazonas y su permanencia en los cursos de pregrado a través de la Acción Afirmativa. Por lo tanto, el trabajo respectivo es de naturaleza cualitativa, apoyado por la investigación bibliográfica y documental. Su objetivo es contextualizar y comprender el proceso de construcción y materialización del derecho a la educación de los pueblos indígenas. En síntesis, la acción afirmativa en la época contemporánea ha sido de suma importancia, tanto para el acceso como para la permanencia de los pueblos indígenas en la educación superior, restableciendo las desigualdades en la misma.
Descargas
Citas
Baniwa, G. (2019). Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. Mórula, Laced.
Bergamaschi, M. A., Doebber, M. B., & Brito, P. O. (2018). Estudantes indígenas em universidades brasileiras: um estudo das políticas de acesso e permanência. Revista Estudos Pedagógicos, 99 (251) 37-53. http://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3337
Bragança, M. das G. V., & Oliveira, Z. M. F. de. (2005). Educação inclusiva: significado e realidade. Linhas Crí¬ticas, 11(21), 217–228. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3243
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Planalto. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/zccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. (1998). Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002078.pdf
Brasil. (1999a). Parecer CNE/CEB nº 14, de 14 de setembro de 1999. Ministério da Educação e do Desporto. http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/leis2.pdf
Brasil. (1999b). Resolução CNE/CEB nº 3, de 10 de novembro de 1999. Ministério da Educação e do Desporto. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_99.pdf
Brasil. (2001). Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Planalto. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm
Brasil. (2002). Lei nº 10.558, de 13 de novembro de 2002.Planalto. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10558.htm
Brasil. (2004). Decreto nº 5.051, de 19 de abril de 2004. Planalto. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5051.htm
Brasil. (2005). Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.Planalto. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm
Brasil. (2008). Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Planalto. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm
Brasil. (2009). Decreto nº 6.861, de 27 de maio de 2009. Planalto. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6861.htm
Brasil. (2012a). Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Planalto. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm
Brasil. (2012b). Parecer CNE/CEB nº 13, de 10 de maio de 2012. Ministério da Educação e do Desporto.http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10806-pceb013-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192
Brasil. (2012c). Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012. Ministério da Educação e do Desporto. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11074-rceb005-12-pdf&category_slug=junho-2012-pdf&Itemid=30192
Brasil. (2013). Portaria nº- 389, de 9 de maio de 2013. Ministério da Educação e do Desporto. http://portal.mec.gov.br/docman/programas-e-acoes/programa-bolsa-permanencia/68911-portaria-389-09052013/file
Brasil. (2014a). Parecer CNE/CEB nº 6, de 2 de abril de 2014. Ministério da Educação e do Desporto. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15619-pcp006-14&Itemid=30192
Brasil. (2014b). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Planalto. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm
Brasil. (2015). Resolução CNE/CEB nº 1, de 7 de janeiro de 2015. Ministério da Educação e do Desporto. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16870-res-cne-cp-001-07012015&Itemid=30192
Brasil. (2019). Decreto nº 10.088, de 5 de novembro de 2019. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D10088.htm#art5
Contins, M., & Sant’ana, L. C. (1996). O Movimento negro e a questão da ação afirmativa. Estudos Feministas, 4(1) 209-220. https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16670/15239
Farias, E. (2014, outubro 13). UFAM cancela cotas para alunos indígenas e negros da pós-graduação. Amazônia Real. https://amazoniareal.com.br/ufam-cancela-cotas-para-alunos-indigenas-e-negros-da-pos-graduacao/
Grisa, G. D., & Zitkoski, J. J. (2017). Aportes para análise das políticas de ações afirmativas na UFRGS. Linhas Críticas, 23(50), 70-87. https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5056
Grupioni, L. D. B. (2002). Do nacional ao local, do federal ao estadual: as leis e a Educação Escolar Indígena. Em M. A. Marfan (org). Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores: educação indígena. MEC, SEF. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001975.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). (2015). Sinopses Estatísticas da Educação Superior. http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_superior/sinopse_educacao_superior_2015.zip
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). (2016). Sinopses Estatísticas da Educação Superior. http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_superior/sinopse_educacao_superior_2016.zip
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). (2017). Sinopses Estatísticas da Educação Superior. http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_superior/sinopse_educacao_superior_2017.zip
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). (2018). Sinopses Estatísticas da Educação Superior. http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_superior/sinopse_educacao_superior_2018.zip
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). (2019). Sinopses Estatísticas da Educação Superior. http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_superior/sinopse_educacao_superior_2019.zip
Junqueira, R. D. (2012). Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia. Linhas Críticas, 8(14), 139-153. https://doi.org/10.26512/lc.v8i14.3006
Luciano, R. R. F., Simas, H. C. P., & Garcia, F. M. (2020). Políticas públicas para indígenas: da educação básica ao ensino superior. Interfaces da Educação, 11(32) 571-605. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4009
Melo, R. F. S. (2008). A Universidade Federal do Amazonas e o acesso dos povos indígenas ao ensino superior: desafios da construção de uma política institucional. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Amazonas]. Repositório Institucional da UFAM-TEDE. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4210
Moehlecke, S. (2002). Ação Afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 1(117) 197-217. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000300011
Neves, P. S. C. (2010). O contexto de emergência e de consolidação das políticas afirmativas na Universidade Federal de Sergipe. Em F. Marcon, & J. M. dos P. Subrinho. (Orgs). Ações afirmativas e políticas inclusivas no ensino público superior: a experiência da Universidade Federal de Sergipe (pp. 17-36). Editora UFS.
Pereira, T. S. L., & Brasileiro, T. S. A. (2016). Políticas Públicas Educacionais e Escolarização Indígena. Revista Educação e Emancipação, 9(3) 218-250. http://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n3p218-250
Universidade Federal do Amazonas (UFAM). (2016a). Plano de Desenvolvimento Institucional: 2016-2025. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. EDUA. https://antigo.ufam.edu.br/attachments/article/9977/PDI%20UFAM-2016_2025%20-.pdf
Universidade Federal do Amazonas (UFAM). (2016b). Resolução nº 010/2016. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. https://conselhos.ufam.edu.br/images/deliberacoes/res0102016sep-.pdf
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Reinaldo Oliveira Menezes; Márcia Gama da Silva; Hellen Cristina Picanço Simas, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.