Povos indígenas, educação superior e ações afirmativas na UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202136591

Palavras-chave:

Educação Indígena, Povos Indígenas, Educação Superior, Ações Afirmativas

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir a questão atual de acesso indígena à Universidade Federal do Amazonas e de sua permanência, por meio das Ações Afirmativas, nos cursos de graduação. Deste modo, o respectivo trabalho é de cunho qualitativo, apoiado na pesquisa bibliográfica e documental. Tem como objetivo contextualizar e compreender o processo de construção e de materialização do direito à educação dos povos indígenas. Em síntese, as ações afirmativas na contemporaneidade têm sido de suma importância, tanto para o acesso, quanto para a permanência dos indígenas no ensino superior, restaurando as desigualdades de formação superior.

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Biografia do Autor

Reinaldo Oliveira Menezes, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Mestre em educação pela Universidade Federal do Amazonas (2020). Doutorando em educação pela Universidade Federal do Amazonas. Membro do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). E-mail: reinaldo_bamn01@hotmail.com

Márcia Gama da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2020). Professora da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas. E-mail: marciagamadasilva29@gmail.com

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas. Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). E-mail: india.parintintins@gmail.com

Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. E-mail: valeriaweigel@hotmail.com

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Publicado

05.07.2021

Como Citar

Oliveira Menezes, R., Gama da Silva, M., Picanço Simas, H. C. ., & Cerqueira de Medeiros Weigel, V. A. (2021). Povos indígenas, educação superior e ações afirmativas na UFAM. Linhas Crí­ticas, 27, e36591. https://doi.org/10.26512/lc27202136591

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