Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva

Autores/as

  • Hedioneia Maria Foletto Pivetta Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Dirce Stein Backes Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Adriana Carpes Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel Centro Universitário Franciscano
  • Mara Marchiori Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3634

Palabras clave:

Educação superior;, Integração ensino-pesquisa-extensão universitária;, Interdisciplinaridade;, Responsabilidade social

Resumen

Assumir uma atitude inovadora e transformadora da realidade social implica ampliar e fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto processo formativo sistêmico. Estes escritos têm por objetivo refletir e discutir sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão na formação de profissionais da saúde, por meio de um estudo de caso que explicita como esse processo vem sendo realizado. A abordagem utilizada é qualitativa, com característica de observação participante. Assim, considerando o universo e a complexidade da formação humana, pressupõese a necessidade de viabilizar aprendizagens significativas, produzidas a partir da aquisição do conhecimento socialmente elaborado e contextualizado. Formação essa capaz de proporcionar ao profissional intervenções na e sobre a realidade, construídas com autonomia e competência para um fazer vinculado à prática social, geradora de novos saberes e novos fazeres viabilizados pela integração entre ensino, pesquisa e extensão.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hedioneia Maria Foletto Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Fisioterapeuta. Doutoranda e Mestre em Educação pela UFSM. Docente do Curso de Fisioterapia da Unifra. Membro do Grupo de Pesquisa Gipes e do Grupo Trajetórias de Formação (Gtforma).

Dirce Stein Backes, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Unifra. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Enfermagem e Saúde (Gepades ”“ UFSC) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (Gepeses).

Adriana Carpes, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Farmacêutica e Bioquímica. Doutora em Química Orgânica. Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde (Gipes).

Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel, Centro Universitário Franciscano

Terapeuta Ocupacional. Mestre em Educação. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Unifra, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil (amara@unifra.br).

Mara Marchiori, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Mestre em Educação. Docente do Curso de Enfermagem da Unifra. Membro do Gepeses(mara.marc@hotmail.com).

Citas

BACKES, Dirce Stein et al. The practice of teaching and learning about nursingmanagement based on Freire’s methodology. Online Brazilian Journal of Nursing,Niterói, v. 6, n. 1, p. 45-57, 2007.

BENHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigmaemergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, 1999.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.Belém: Basa, 1988.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases daEducação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 248,23 dez. 1996.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. ResoluçãoCNE/CES n. 583, de 3 de abril de 2001. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2001a.Disponível em: <http://www.mec.gov.br/cne>. Acesso em: 24 jan. 2009.

______. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde: Pró-Saúde.Brasília, DF: Ministério da Saúde,2007. (Série C. Projetos, Programas e Relatórios).

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia e Odontologia. ParecerCNE/CES n. 1300/01. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 25. 2001b.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Plano de reorganizaçãoda atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional dePromoção da Saúde.Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR, 1998, Paris. Tendências da educação superior para o século XXI. Brasília: Crub, 1999.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICASBRASILEIRAS, 2006. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC, 2006.

LÁZARO, André. Visão e ação: a universidade no século XXI. Rio de Janeiro: Eduerj,1999.

MENDES, Isabel Amélia Costa; MARZIALE, Maria Helena Palucci. O caminhoinovador e empreendedor da Revista Latino-Americana de Enfermagem e a Adoçãode Política de Internacionalização. Revista Latino-Americana de Enfermagem, RibeirãoPreto, v. 15, n. 2, p. 185-186, mar./abr. 2007.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita:reformar a reforma reforça o pensamento. 10. ed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

______. Ciência com consciência.10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro.São Paulo: Cortez; Brasília:Unesco, 2000.

MOROZ, Melania. Que profissional formar?: questão desafiadora para a universidade. In: SEVERINO, Antônio Joaquim; FAZENDA, Ivani Catarina A. Conhecimento,pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001. p. 67-79.

PINHEIRO, Roseni (Org.). Ensinar saúde:a integralidade e o SUS nos cursos de gra-duação na área da saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: IMS, 2006.

UNIFRA. Projeto pedagógico institucional - PPI:res. 15/2007, de 27/06/07, do ConselhoUniversitário/Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Unifra, 2007a.

______. Relatório anual do Proex:relatório da Pró-Reitoria de Extensão: Núcleo daRegião Oeste de Santa Maria: Núcleo de Atenção Integral à Saúde e à Qualidade deVida da Região Oeste de Santa Maria. Santa Maria: Unifra, 2007b.

Publicado

2011-04-10

Cómo citar

Pivetta, H. M. F., Backes, D. S., Carpes, A., Battistel, A. L. H. T., & Marchiori, M. (2011). Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas, 16(31), 377–390. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3634

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.