Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes

Autores/as

  • Luís Gustavo Alexandre da Silva Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3551

Palabras clave:

Cultura;, ; Dominação;, Instituição escolar

Resumen

Este artigo analisa as interferências dos aspectos culturais na dinâmica interna da escola, destacando-se suas implicações no processo de organização, gestão e efetivação do trabalho docente. A hierarquia, as relações pessoais, o clientelismo político, o patrimonialismo e o moralismo religioso são as principais referências conceituais utilizadas para demonstrar as intersecções estabelecidas entre os poderes burocrático, político e religioso no interior da instituição escolar, bem como evidenciar a articulação simbólica realizada pelo campo político capaz de transformar esse conjunto de elementos culturais em significativos processos de dominação no campo escolar. O estudo de caso coletivo de natureza etnográfica realizado em duas escolas públicas do município de Morrinhos, do Estado de Goiás, apresentou-se como a melhor estratégia para identificar que as ações desenvolvidas na instituição escolar são permeadas pela tradição cultural e articuladas pelo campo político, principais responsáveis pela definição dos tipos de relações de poder e comportamentos dos agentes escolares.

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Biografía del autor/a

Luís Gustavo Alexandre da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Silva, L. G. A. da. (2009). Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes. Linhas Críticas, 15(29), 307–325. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3551

Número

Sección

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

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