Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência

Autores/as

  • Maria Izete de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3550

Palabras clave:

Indisciplina;, Fatores psico-sociais;, Fatores pedagógicos

Resumen

O presente texto traz à tona a discussão de um tema que, há algumas décadas, vem interferindo de forma negativa na prática pedagógica dos profissionais da educação, causando conflitos não só na relação professor-aluno, mas nas relações dentro das instituições. Discutimos, primeiramente, de forma breve, o conceito de disciplina e indisciplina, defendendo uma postura democrática por parte do professor e participativa por parte do aluno. Em um segundo momento, abordamos alguns fatores psico-sociais e pedagógicos que interferem no comportamento da criança e que acabam culminando em indisciplina na sala de aula e na escola; ao mesmo tempo, apresentamos algumas propostas de prevenção e controle da indisciplina.

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Biografía del autor/a

Maria Izete de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Líder do grupo de pesquisa Estudo em Educação Infantil da Unemat ”“ MT.

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Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Oliveira, M. I. de. (2009). Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência. Linhas Críticas, 15(29), 289–305. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3550

Número

Sección

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

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