Inclusión en la educación superior
posibilidades de enseñanza desde la Teoría Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35389Palabras clave:
Educación, Enseñanza superior, Inclusión educativa, Maestros, Teoría Histórico-CulturalResumen
En vista del escenario educativo contemporáneo en Brasil este artículo, de carácter teórico reflexivo, busca problematizar las diferentes esferas de exclusión en la Educación Superior, enfatizando las posibilidades de acción/ transformación docente en este contexto. A partir de la Teoría Histórico-Cultural, el artículo discute las especificidades de los procesos de inclusión y exclusión que se establecen en la Educación Superior y reflexiona sobre la labor docente, con miras a la consolidación de entornos educativos efectivamente inclusivos en los que se pueda reconocer, valorar y promover la presencia, participación y aprendizaje de cada alumno.
Descargas
Citas
American Psychiatric Association (APA). (2015). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (5. Ed.). Artmed.
Bannell, R. I., Duarte, R., Carvalho, C., Pischetola, M., Marafon, G., & Campos, G. H. B. de. (2016). Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Vozes.
Brasil. (2015). Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015 (Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Brasil. (2020). LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República. Casa Civil. https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/572694
Faria, P. M. F. de, & Camargo, D. de. (2018). Vigotski e as implicações da teoria histórico-cultural no contexto escolar. Em D. de Camargo, & P. M. F. de Faria (Orgs.). Vigotski e a inclusão: contribuições ao contexto educacional (pp. 11-26). Travessa dos Editores.
Faria, P. M. F. de, & Camargo, D. de. (2020). Emoção, saúde e docência no Ensino superior: reflexões sob a perspectiva histórico-cultural. Em P. M. F. de Faria, D. de Camargo, & A. C. L. Venâncio (Orgs). Vigotski no Ensino superior: concepção e práticas de inclusão (pp. 61-79). Editora Fi. https://www.editorafi.org/731vigotski
Faria, P. M. F. de, Venâncio, A. C. L., & Camargo, D. de. (2020). O ensino superior sob a perspectiva histórico-cultural: repensando as contribuições de Vigotski. Em P. M. F. de Faria, D. de Camargo, & A. C. L. Venâncio (Orgs.). Vigotski no Ensino superior: concepção e práticas de inclusão (pp. 221-232). Editora Fi. https://www.editorafi.org/731vigotski
Fofonca, E., Brito, G. da S., Estevam, M., & Cmas, N. P. V. (Orgs.) (2018). Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior (Vol. 1). Editora IFPR.
Meira, M. E. M. (2007). Psicologia Histórico-Cultural: fundamentos, pressupostos e articulações com a Psicologia da Educação. Em M. E. M. Meira, & M. G. D. Facci (Orgs.). Psicologia Histórico-Cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação (pp. 27-62). Casa do Psicólogo.
Orrú, S. E., & Nápoles, R. A. L. (2017). Educação inclusiva no ensino superior: desafios para o século XXI. Em S. E. Orrú (Org.). Por uma escola inovadora e inclusiva: desafios à educação do século XXI (cap. 6). Librum.
Roldão, F. D., Cicarello Júnior, I. C., Schwarz, J. C., & Camargo, D. de. (2020). Reflexões sobre o trabalho do professor universitário: um olhar a partir da teoria de Vigotski. Em P. M. F. de Faria, D. de Camargo, & A. C. L. Venâncio (Orgs.). Vigotski no Ensino superior: concepção e práticas de inclusão (pp. 41-60). Editora Fi. https://www.editorafi.org/731vigotski
Schwarz, J. C. (2020). Estudantes com baixo desempenho acadêmico: proposta de Intervenção a partir da psicologia histórico-cultural [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Federal do Paraná.
Schwarz, J. C., & Camargo, D. de. (2019). Teoria da Atividade Reflexiva: contribuições teóricas e práticas derivadas da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vigotski. Em M. S. de L. Dias (Org.). Introdução às leituras de Lev Vygotski: debates e atualidades na pesquisa (pp. 67-82). Editora Fi. https://www.editorafi.org/645vygotski
Schwarz, J. C., Cicarello Júnior, I. C., Camargo, D. de, & Faria, P. M. F. de. (2020). Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais. Educação em Foco, 23(40), 8-26. https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4245
Severo, L. R. de, Carreiro, G. da N., Morais, M. S. de, Paiva, C. de L. C., & Duré, R. C. (2020). “Ser estudante” no ensino superior: aspectos valorativos da experiência na perspectiva discente”. Linhas Críticas, 26, e32512. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32512
Souza, L., Ferreira, E. L., & Cavalcanti, A. C. (2019). A monitoria como estratégia de ensino-aprendizagem em disciplina do curso de graduação em saúde coletiva. Seminário De Projetos de Ensino, 3(1). https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/444/85
Tannús-Valadão, G., & Mendes, E. G. (2018). Inclusão escolar e o planejamento educacional individualizado: estudo comparativo sobre práticas de planejamento em diferentes países. Revista Brasileira de Educação, 23, e230076. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230076
Vigotski, L. S. (1997). Obras escogidas V: fundamentos de defectología. Visor.
Vigotski, L. S. (2004). Psicologia pedagógica (2. ed. Bezerra, P., Trad.). Martins Fontes.
Vigotski, L. S. (2017). A formação social da mente (7. ed., 9. reimp. J. Cipolla Neto, J., L. S. M. Barreto, & S. C. Afeche, Trads.). Martins Fontes.
Zaretsky, V. K. (2010). The Zone of Proximal Development: what Vygotsky Did not have time to write. Journal of Russian and East European Psychology, 47(6), 70-93. https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405470604
Zaretsky, V. K. (2016). Vygotsky’s Principle “one step in learning - one hundred steps in development”: from idea to practice. Cultural-Historical Psychology, 12(3), 149-188. https://doi.org/10.17759/chp.2016120309
Zerbato, A. P., & Mendes, E. G. (2018). Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, 22(2), 147-155. https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.14125
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Paula Maria Ferreira de Faria, Ana Carolina Lopes Venâncio, Juliana Corrêa Schwarz, Denise de Camargo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.