A educação frente às tendências liberal e comunitarista da democracia

Autores/as

  • Sidney Silva Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3527

Palabras clave:

Modelos ético-políticos;, Democracia;, Gestão da educação

Resumen

O objetivo deste texto é contrapor modelos de democracia para investigar a gestão da educação, discutindo o potencial heurístico desses modelos na compreensão dos desafios da administração democrática do ensino e da forma como as políticas educacionais são concebidas e implementadas na escola pública. São abordadas a concepção contratualista ou liberal da democracia e a sua concepção comunitarista ou participativa. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem, fazendo parte de uma mesma família ético-política. A despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato social como base para a democracia, a concepção comunitarista não é incompatível com as exigências capitalistas, permitindo a esse sistema se rearticular politicamente a partir de novas bases éticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidney Silva, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1999). Pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2003). Professor Adjunto do Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

Citas

ACKERMAN, Bruce. Social Justice in the Liberal State. Bringhampton, NY: Yale University Press,1980.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade. A busca da segurança no mundo atual. Trad.: Plínio Dentzien.Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BROUSEAU, Guy. Le contrat didactique: le milieu.Recherches en Didactique des Mathématiques,Grenoble (France), v. 9, n. 3, p. 309-336, 1988.

COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia como valor universal e outros ensaios. 2. ed. Rio deJaneiro: Salamandra, 1984.

DAGNINO, Evelina; OLVERA, Alberto J.; PANFICHI, Aldo. Para uma outra leitura da disputapela construção democrática na América Latina. In: ”“”“”“”“”“”“; ”“”“”“”“”“”“; ”“”“”“”“”“”“ (Orgs.). A disputapela construção da democracia na América Latina. São Paulo: Paz e Terra; Campinas: Edunicamp,2006. p. 261-307.

EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Trad.: Elizabeth Barbosa. Rio de Janeiro: Zahar,1998.

FORQUIN, Jean-Claude. O currículo entre o relativismo e o universalismo. Educação e Sociedade,Campinas, v. 21, n. 73, p. 47-70, dez. 2000.

FOUREZ, A construção da ciência. São Paulo: Unesp, 1995.

GUTMANN, Amy. A desarmonia da democracia. Lua Nova. Revista de Cultura e Política,São Paulo, n. 36, p. 5-37,1995.

”“”“”“”“”“”“. Democratic education. Princeton: Princeton University Press, 1987.

MARTINS, Ângela. Autonomia da escola: a (ex)tensão do tema nas políticas públicas. São Paulo:Cortez, 2002.

MARX, Karl. A miséria da filosofia. Trad.: José P. Netto. São Paulo: Global, 1985.

OÑA, Fernando Vallespín. Nuevas teorias del Contrato Social: John Rawls, Robert Nozick y JamesBuchnan. Madrid: Alianza Editorial, 1985.

ORTEGA, Francisco. Para uma política da amizade: Arendt, Derrida, Foucault. Rio de Janeiro:Relume Dumará, 2000.

PINTO, Neuza Bertoni. Contrato didático ou contrato pedagógico? Diálogo Educacional,Curitiba, v. 4, n. 10, p. 93-106, set./dez. 2003.

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento. Política e filosofia. Trad.: Ângela Leite Lopes. São Paulo:Ed. 34, 1996.

ROMANO, Roberto. O caldeirão de Medeia. São Paulo: Perspectiva, 2001.

RUIZ SCHNEIDER, Carlos. Notas sobre comunitarismo, republicanismo y neoliberalismo.Revista de Derecho, Valdivia (Chile), v. 11, n. 1, p. 95-101, dic. 2000.

SANDER, Benno. Consenso e conflito. Perspectivas analíticas na pedagogia e na administração daeducação. São Paulo: Pioneira, 1984.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reinventar a democracia: entre o pré-contratualismo e o pós-contratualismo. In: OLIVEIRA, Francisco; PAOLI, Célia (Orgs.). Os sentidos da democracia.Políticas do dissenso e hegemonia global. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 83-p. 129.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: ”“”“”“”“”“”“ (Org.).Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102.

TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. Trad.: Adail Sobral. São Paulo: Loyola, 2000.

TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania nasociedade moderna. Trad.: Otacílio Nunes. São Paulo: Ática, 1998.

TORRES, Carlos Alberto. Democracia, educação e multiculturalismo. Petrópolis: Vozes, 2001.

Publicado

2009-06-30

Cómo citar

Silva, S. (2009). A educação frente às tendências liberal e comunitarista da democracia. Linhas Críticas, 15(28), 153–170. https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3527

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.