Escola pública e classes sociais no Brasil atual

Autores/as

  • Décio Saes Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3473

Palabras clave:

Escola pública;, Classe média;, Proletariado;, racasso escolar

Resumen

Este texto visa a tratar o fracasso escolar, no Brasil atual, como um fenômeno social, o que implica buscar as suas causas sociais. A nossa conclusão é que, ampliando-se consideravelmente a oferta de educação pública no nível fundamental e, ao mesmo tempo, mantendo-se o padrão de classe média do ensino, só pode predominar a tendência à manutenção e mesmo ao aumento do fracasso escolar das crianças de origem popular, incapazes de se elevar até o padrão de ensino definido pelo aparelho de Estado capitalista. E é difícil imaginar a reformulação desse padrão, já que a classe média, altamente influente no campo educacional, necessita do fracasso escolar das outras classes sociais para intensificar a sua própria valorização econômica e social.

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Biografía del autor/a

Décio Saes, Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1974). Pós-Doutor na Université de Paris I ”“ Panthéon ”“ Sorbonne (1980). Livre-docente na Universidade Estadual de Campinas (1983). Professor titular da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo

Citas

BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger. L’ école capitaliste en France. Paris: Maspero, 1971.

SAES, Décio Azevedo Marques de. Classe média e escola capitalista. Crítica Marxista, Rio deJaneiro: Ed. Revan, n. 21, p. 97-112, nov. 2005.

TORT, Michel. O quociente intelectual. Lisboa: Editorial Notícias, 1976.

VIAL, Monique. Um desafio à democratização do ensino: o fracasso escolar. In: BRANDÃO, Zaia(Org.). Democratização do ensino: meta ou mito?3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987, p.11-23.

Publicado

2009-02-28

Cómo citar

Saes, D. (2009). Escola pública e classes sociais no Brasil atual. Linhas Críticas, 14(27), 165–176. https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3473

Número

Sección

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