A saúde na dimensão política da educação: subsídios da concepção de poder e direito de Hanna Arendt

Autores/as

  • Mary Rangel
  • Paulo Petry Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ”“ Abel

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3412

Palabras clave:

Educação;, Saúde;, Política;, Teoria de Hannah Arendt;, Direitos públicos fundamentais

Resumen

Este artigo focaliza a importância da dimensão política da educação para a compreensão da saúde como direito fundamental da vida cidadã e parte essencial da dignidade humana. Enfatizam-se, portanto, os direitos públicos fundamentais, com atenção à saúde, discutindo-se a necessidade de garanti-los e a relevância da conscientização, como processo educativo, em favor da mobilização política da sociedade. Nessa perspectiva, recorre-se à concepção de poder e direito de Hannah Arendt, destacando-se os seus subsídios ao processo de conscientização, necessário ao entendimento da saúde como valor e direito públicos e, portanto, como compromisso político dos governos e uma das condições de sua legitimidade.

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Biografía del autor/a

Mary Rangel

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense (1994). Professora Titular de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Pós-Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Graduação da Unilasalle de Niterói, RJ

Paulo Petry, Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ”“ Abel

Mestre em Filosofia pela Universidade Gama Filho (2003). Doutor em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), com pesquisa na linha de Informação e Educação em Saúde. Presidente da Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ”“ Abel

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Publicado

2008-04-30

Cómo citar

Rangel, M., & Petry, P. (2008). A saúde na dimensão política da educação: subsídios da concepção de poder e direito de Hanna Arendt. Linhas Críticas, 13(25), 289–298. https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3412

Número

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